O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), vinculado à Força Aérea Brasileira (FAB), divulga às 17h desta sexta-feira (6) o relatório preliminar sobre o trágico acidente que vitimou 62 pessoas em Vinhedo (SP) no último dia 9 de agosto. O documento, que será apresentado na sede do Cenipa em Brasília, oferece uma visão inicial sobre as investigações em curso.
O relatório preliminar fornecerá detalhes sobre o andamento das investigações, mas ainda não apontará conclusões definitivas sobre as causas da queda do avião da Voepass. O Cenipa destaca que o relatório final será divulgado no menor prazo possível, dependendo da complexidade da ocorrência.
Gravações e Análises
O gravador de voz da cabine do ATR 72-500, envolvido no acidente, captou conversas do copiloto sobre “dar potência” ao avião minutos antes da queda, além de gritos dos ocupantes. As duas horas de transcrições realizadas pelo laboratório de leitura e análise de dados do Cenipa revelaram que o avião perdeu altitude de forma repentina. No entanto, a análise do áudio por si só não é suficiente para determinar uma causa conclusiva para o acidente.
Duas das caixas-pretas do ATR 72 da Voepass estão sob a posse da equipe de investigação do Cenipa. A análise desses dispositivos é crucial para compreender melhor os eventos que levaram à tragédia.
Paralelo com a Investigação da Polícia Federal
Simultaneamente à investigação do Cenipa, a Polícia Federal (PF) também está conduzindo uma análise detalhada dos dados técnicos e das caixas-pretas do avião. A investigação da PF busca identificar possíveis responsabilidades criminais, enquanto o Cenipa foca em aprimorar a segurança aérea para evitar futuros acidentes.
O Laudo de Sinistro Aeronáutico, produzido pela PF, será baseado em exames realizados no Cenipa e incluirá uma análise dos destroços, motores e caixas-pretas. Peritos criminais do Instituto Nacional de Criminalística acompanharão de perto todo o processo.
Cronologia do Acidente
A aeronave decolou de Cascavel (PR) às 11h56 e seguiu sua rota sem problemas até 13h20. Às 12h23, atingiu 5 mil metros de altitude e manteve essa altura até começar a perder altitude abruptamente às 13h21, quando fez uma curva brusca. A partir desse momento, a aeronave não respondeu às chamadas do Controle de Aproximação de São Paulo e não declarou emergência.
A altitude caiu para 1.250 metros às 13h22, em uma velocidade de descida de aproximadamente 440 km/h. O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) acionou o “Salvaero” às 13h26, encontrando o avião acidentado dentro de um condomínio.
Próximos Passos
A comunidade aérea e os familiares das vítimas aguardam ansiosamente por mais detalhes sobre as causas do acidente. Enquanto isso, as investigações continuam, com o objetivo de esclarecer os eventos e implementar medidas que possam evitar futuras tragédias aéreas.