Em atenção a campanha Setembro Amarelo, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, por meio do setor de Políticas Públicas para Pessoas Idosas da Unidade de Direitos Humanos, realizou nesta terça-feira (27), uma ação de conscientização sobre prevenção ao suicídio para as pessoas idosas que frequentam as atividades do CIVI – Centro de Integração e Valorização do Idoso.
Cerca de 70 pessoas participaram de uma roda de conversa sobre o assunto, conduzida pelo educador físico e coordenador do CIVI, Joseph Fattal Junior e pela gerontóloga da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e presidente do Conselho Municipal do Idoso, Mayne Patrício Malagutti.
“As pessoas idosas estão inclusas nas taxas de suicídio, devido muitas vezes a alguns fatores de risco que envolvem a perda de papéis sociais, como a aposentadoria, por exemplo, a saída dos filhos de casa, isolamento social, viuvez e/ou morte de amigos e familiares, dores crônicas e alta incidência de transtornos mentais, como depressão e ansiedade”, disse o educador físico.
Nesse sentido, Fattal comentou a importância da realização de atividades físicas, especialmente em grupo, como fator de proteção e promoção do bem-estar, prevenindo a ocorrência de tentativas de suicídio.
Após a roda de conversa, os participantes realizaram uma aula de pilates, ministrada pelo professor Rodrigo Dias, em parceria com o Sindicato Nacional dos Aposentados.
O CIVI funciona na Rua Major Redher, nº 650, Vila Jones.
Foto- Divulgação