Chico assina criação da Política Municipal de Educação Especial na Perspectiva da Escola Inclusiva

O prefeito Chico Sardelli assinou, nesta quinta-feira (08), em seu gabinete, o decreto que cria a Política Municipal de Educação Especial na Perspectiva da Escola Inclusiva de Americana, com a presença do vice-prefeito Odir Demarchi, do secretário de Educação, Vinicius Ghizini, da secretária adjunta de Educação, Evelene Ponce Medina, e de professoras do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

 

O documento de mais de 60 páginas foi elaborado pelas próprias educadoras e vai fundamentar o trabalho de inclusão de alunos com deficiência, transtorno do espectro do autismo e altas habilidades na rede municipal de educação, assegurando o acesso, a permanência e a participação plena com direito de aprendizagem.

 

A política pública será acompanhada de nove Cadernos Norteadores para a efetivação da Escola Inclusiva na prática. Os impressos contêm orientações para a equipe escolar que vão amparar a implementação do trabalho, com fundamentação teórica e prática às unidades escolares. Eles são divididos conforme os temas: Caderno Introdutório – Diretrizes Municipais da Educação Especial na Educação Básica; Estimulação Essencial; Deficiência Visual e Cegueira; Transtorno do Espectro do Autismo; Altas Habilidades/Superdotação; Atendimento Educacional Hospitalar e Domiciliar; Deficiência Intelectual; Surdez e Surdocegueira e Deficiência Física.

 

Durante a reunião, Ghizini ainda anunciou a ampliação do quadro de professores da educação especial na rede municipal de ensino, de dez para 25 vagas, para a implantação da Política Pública da Educação Especial na perspectiva da Escola Inclusiva. As vagas serão preenchidas por meio de concurso público, previsto para este ano.

 

“Estou muito feliz em consolidar este trabalho. Quando falamos de políticas públicas para educação inclusiva, quem está na causa são vocês. Nós temos que ter a sensibilidade de ouvir e viabilizar as propostas e é o que fazemos hoje. Nossos atos e o que fizemos para a história vão ficar na memória das pessoas. A educação de Americana é referência no Brasil e estou muito feliz pelo pioneirismo deste trabalho. Parabéns a cada uma de vocês”, elogiou o prefeito Chico Sardelli.

 

Ghizini comemorou a assinatura do decreto, que será publicado no Diário Oficial de Americana esta semana. “Hoje é um dia histórico para a Educação estabelecendo a Política Municipal de Educação Especial na Perspectiva da Escola Inclusiva. O prefeito Chico Sardelli foi muito sensível a este tema, no sentido de avançarmos na perspectiva de uma educação verdadeiramente inclusiva e humana. Americana sai na frente de novo”, destacou.

Foto: Leon Botão

Rolar para cima