O ciclone extratropical se afasta para alto mar e a frente fria avança em direção ao Sudeste, provocando temporais entre SP, MG, RJ e o sul do ES.
Alta pressão impedindo as instabilidades no Sul, o tempo volta a ficar firme nas capitais da Região.
Ar quente e úmido e circulação de ventos ajudando a reforçar nuvens carregadas entre o Centro-Oeste e a Região Norte do Brasil.
Região Sul
A atuação de uma alta pressão volta a deixar o tempo firme no Sul. O ar frio, depois da entrada da frente fria, deixa as temperaturas mais baixas no começo das manhãs em vários municípios, mas volta esquentar a tarde com a presença do sol. Apesar da variação de nuvens, não chove nas capitais, mas ainda venta bastante no litoral, com risco de ressaca entre Chuí, no RS e Florianópolis, em SC.
Região Sudeste
A frente fria avança em direção ao Sudeste e provoca o aumento das condições de chuva sobre parte da Região. A nebulosidade aumenta no litoral de SP, na região da Zona da Mata em Minas e no sul do ES e há risco de temporais. Os ventos aumentam ao longo do dia no litoral norte paulista e no sul do RJ. Não chove no extremo norte e nordeste de Minas, mas, nas demais regiões, pode chover em forma de pancadas durante à tarde.
Região Centro-Oeste
Baixa pressão no Paraguai, ajuda aumentar a umidade em Mato Grosso do Sul. As pancadas de chuva podem ocorrer de manhã na divisa do estado com MT e GO e há risco de temporal. Nas demais áreas, terça-feira de sol, temperaturas altas e pancadas fortes, principalmente entre tarde e noite.
Região Nordeste
Os ventos que sopram do mar contra a costa aumentam a umidade no litoral e norte do CE, no leste do RN e da PB. As capitais, Fortaleza, Natal e João Pessoa, podem receber chuva a qualquer momento do dia. Chove fraco em Maceió e Salvador. A maior parte da Região continua sem chuva e umidade relativa do ar fica baixa no sul do Maranhão, Piauí e norte da Bahia.
Região Norte
O sudoeste do AM e o estado do AC, continuam com alerta de temporal nesta terça-feira. Dia instável com chuva forte a qualquer momento. A chuva já pode começar no final da manhã em Manaus e ganha força à tarde. Não chove em Palmas, no Tocantins, mas, todas as demais capitais da Região podem receber pancadas moderadas a forte.
Alertas meteorológicos
- Alerta de temporais com raios e ventos variando entre 71 a 90 km/h na Zona da Mata, em Minas, no interior e norte do RJ, no sul de Minas e nordeste de SP
- Rajadas de vento variando de 51 a 70 km/h no leste e sul de SC, no litoral do RS, litoral norte de SP, litoral e sul do RJ
- Umidade relativa do ar em ATENÇÃO – abaixo de 30% no extremo oeste do RS, no sul do MA, leste do TO, sul do PI e norte e oeste da BA
- Ressaca à noite entre Chuí (RS) a Florianópolis (SC): ondas de 2,5 a 3,0 metros de altura
- Mar agitado em São Paulo e no Rio De Janeiro
- Atenção para pancadas moderadas a forte, com raios e ventos variando entre 51 a 70 km/h, no interior de SP, no DF, centro-norte de MT, estado de RO, leste do AM, sudoeste do PA, centro e Triângulo de MG, centro e leste de MS
- Ventos de 40 a 50 km/h no centro-norte e leste de SP, leste de MG, sul da BA e na costa norte do Nordeste
- Chuva moderada na faixa leste do Nordeste
- Alerta de temporais com raios e ventos variando entre 71 a 90 km/h no centro-oeste do AM, extremo norte de MS, sul de GO e de MT e no AC.