Educação de trânsito é rotina em Santa Bárbara d´Oeste. A Cidade Mirim de Trânsito “Álvaro de Souza Teixeira” já recebeu 1.440 crianças este ano, orientando na teoria e na prática sobre trânsito seguro. Neste ano, o projeto foi ampliado atendendo também escolas estaduais com palestras, teatro, além de mais blitz educativas nas vias e “travessia escolar segura” na saída das escolas. As ações da Cidade Mirim já são referência em toda a região.
As visitas deste ano começaram no dia 8 de março, com 50 alunos da Emefei “Profª Terezinha de J. Soares Quinalha”, do Jardim Vista Alegre. Foram 596 crianças em março, 621 crianças em abril e 223 até o dia 9 de maio. A previsão para o mês de maio, de acordo com os agendamentos, é de 1.143 alunos, totalizando 2.360 crianças em 3 meses.
Durante as visitas os alunos participam de aula com temas específicos para cada série atendida do Ensino Fundamental: “Lugares no Trânsito” (2º ano), “As Cidades e o Meio Ambiente” (3º ano) e “O direito de ir e vir no trânsito” (4º ano). Depois vivenciam no papel de condutores, ciclista, pedestres e agentes de fiscalização tudo o que aprenderam na minicidade, projetada especialmente para a parte prática, com direito a talão de multas e carteira de habilitação mirim.
Escolas públicas ou particulares de Santa Bárbara e região podem participar. Os agendamentos podem ser realizados junto à Defesa Civil de segunda a sexta-feira, pelo telefone (19) 3463.5233 ou pelo e-mail cidademirim.santabarbara@gmail.com.
Maio Amarelo
Durante o Maio Amarelo, mês que marca a prevenção de acidentes de trânsito, as atividades da Cidade Mirim de Trânsito são intensificadas em conjunto com outros setores da Secretaria de Segurança, Trânsito e Defesa Civil e Secretaria de Educação.
Com o tema “Nós Somos o Trânsito”, e o slogan “Trânsito é feito de gente. E a gente merece respeito!”, o objetivo é fazer com que os condutores, passageiros e pedestres reflitam sobre uma nova forma de encarar a mobilidade, optando por um trânsito mais seguro.
Confira a programação das ações do Maio Amarelo:
Dia 15
Das 9 às 11 horas
Blitz Educativa na Rua Graça Martins
Dia 16
Das 9 às 11 horas
Blitz Educativa na Avenida São Paulo
Dia 18
Operação Segura Integrada
Ação educativa e de fiscalização
Polícia Militar, Guarda Civil e Cidade Mirim de Trânsito
Dia 24
8 horas
Teatro na E.E. “Monsenhor Henrique Nicopelli”
Dia 25
Operação Educativa
EMEFEI “Profª Antônia Dagmar de A. Rosolen”,
Rua México, Vila Sartori
Dia 26
Feira de Ciências sobre o Trânsito
EMEFEI “Profª Antônia Dagmar de A. Rosolen”, na Vila Sartori
Dia 28
Operação Educativa
Emefei Charles Dodson
Av. Ruth Garrido Roque, Bosque das Árvores
Dia 30
Ação educativa na Praça Coronel Luis Alves (Central)
Com alunos da EMEFEI “Profª Terezinha de J. Soares Quinalha”, do Jardim Vista Alegre
Dia 30
Operação Segura Integrada
Ação educativa e de fiscalização
Polícia Militar, Guarda Civil e Cidade Mirim de Trânsito