Na manhã desta quinta-feira (26), a Vigilância Sanitária interditou uma casa no bairro São Jerônimo, em Americana, que funcionava como clínica clandestina de repouso para idosos. A responsável pelo local foi autuada administrativamente após a descoberta de que 17 idosos, alguns com problemas de saúde, estavam sob cuidados inadequados.
A Polícia Militar foi acionada por meio de uma denúncia anônima e encontrou o imóvel em condições precárias, com apenas um banheiro e má ventilação, sem alvará de funcionamento. Apenas uma funcionária cuidava dos idosos, além de um cozinheiro. Durante a operação, cinco idosos foram levados à UPA Dona Rosa para atendimento médico.
A proprietária do imóvel, que alegou que os idosos estavam ali provisoriamente, foi levada à delegacia e liberada após prestar depoimento. Ela será investigada por maus-tratos. A Vigilância Sanitária afirmou que o imóvel não oferecia condições adequadas de segurança e higiene, e a Secretaria de Assistência Social está contatando os familiares dos residentes para apoio.