Apesar do feriado nacional do Dia de Nossa Senhora Aparecida, na próxima quarta-feira (12), a Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, vai manter as ações de combate à dengue no município, com os funcionários trabalhando normalmente de casa em casa.
De acordo com a coordenação do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue), os trabalhos nesse dia estarão concentrados nos bairros Jardim Boer, Jardim Bertoni e Mirandola, e os funcionários estarão identificados com crachá e uniforme da empresa Sime Prag do Brasil, contratada pela prefeitura.
Até o mês de setembro, o PMCD, com o apoio da empresa, realizou visita casa a casa em 145.124 domicílios e em 764 locais considerados estratégicos, como borracharias, comércios de sucatas, floriculturas, entre outros.
Atualmente a equipe municipal está realizando levantamento de densidade larvária (Índice de Breteau), para avaliar se haverá a necessidade de adotar estratégia diferenciada em algumas regiões do município, a depender dos resultados do levantamento.
Além dessa atividade, o PMCD também realiza visitas nos imóveis para orientar os moradores e realizar intervenções em criadouros do mosquito Aedes aegypti, inspeções em imóveis especiais (indústrias, igrejas, escolas, hipermercados) e pontos estratégicos, ações educativas em diversas instituições e bloqueios epidemiológicos de eventuais casos confirmados da doença, com a nebulização de inseticida em áreas delimitadas.
O vetor
O mosquito Aedes aegypti se reproduz na água limpa e parada. Para evitar a sua proliferação, os moradores devem acondicionar corretamente o lixo doméstico, manter sempre bem tampados (vedados) tonéis e caixas d’água, manter as calhas desobstruídas, acondicionar pneus e materiais inservíveis protegidos das chuvas, manter os pratos que ficam sob vasos de plantas sempre secos, podendo utilizar areia grossa até a borda, repondo-a sempre que necessário, entre outra medidas sanitárias.
Todo material que retém água é considerado um potencial criadouro para o mosquito. Por isso é tão importante observar nos imóveis, tanto na área externa quanto interna, se há água parada e eliminá-la imediatamente.
A doença
Os sintomas da dengue são febre, prostração geral, falta de apetite, dores musculares e articulares, dor no fundo dos olhos, cansaço, fadiga, enjoo, vômito, diarréia, entre outros. Em muitos casos ocorrem manchas vermelhas pelo corpo (chamadas exantemas), e nem todos os sintomas ocorrem ao mesmo tempo.
Há casos, inclusive, cuja manifestação da doença é leve, apenas com um pouco de febre e dor pelo corpo, porém a dengue não causa coriza (nariz escorrendo), situação que é facilmente diferenciada de um resfriado comum.
Foto: Marilia Pierre