COMID e Secretaria da Saúde discutem atendimento às pessoas idosas

A conscientização sobre direitos das pessoas idosas e prevenção da violência foi tema de discussão entre representantes do Conselho Municipal do Idoso (COMID), órgão vinculado administrativamente à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), e da Secretaria Municipal da Saúde, na última terça-feira (25). A questão referente ao atendimento à pessoa idosa no município foi abordada junto ao secretário da Saúde, Danilo Carvalho Oliveira, dando continuidade ao Projeto Sentinela, realizado pelo COMID.

Foram explanados os dados mais recentes sobre os casos de violência contra às pessoas idosas e que foram obtidos junto ao Núcleo de Prevenção de Violência e Acidentes. De acordo com a presidente do Conselho, Maria Cristina Louzado Vianna, foi pontuada a importância da Saúde como órgão de proteção às pessoas idosas.

“Falamos da parceria entre o COMID, Vigilância Sanitária e Ministério Público na fiscalização das Instituições de Longa Permanência para Idosos e, também, da necessidade da realização de reuniões intersetoriais entre Saúde, Assistência Social e Educação como forma de promover direitos e prevenir situações de violência.  As conselheiras avaliaram a reunião como positiva, uma vez que a temática teve grande receptividade do secretário de Saúde que designou a coordenadora da Atenção Básica da Saúde para dar sequência aos trabalhos junto ao COMID”, disse Maria Cristina.

Futuramente, “a ideia é batalhar pela implantação do protocolo e fluxo de atendimento às pessoas idosas em toda a rede”, concluiu a presidente do COMID.

Também participaram do encontro a vice-presidente do COMID e gerontóloga da SASDH, Mayne Patrício Malagutti, e a coordenadora da Comissão de Visitação do COMID, Mercedes Fontes Furlan.

Rolar para cima