O Conselho Municipal do Idoso de Americana (COMID), órgão vinculado administrativamente à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), está realizando chamada pública para divulgar a abertura de edital para projetos em prol da pessoa idosa. O lançamento do edital acontecerá, de forma virtual, nesta sexta-feira (11), às 10h, e faz parte das ações do “Junho Violeta”, mês de Combate à Violência contra Pessoas Idosas. Para participar do evento é necessário acessar ao link: https://meet.google.com/csp-axzx-wpf
Segundo o COMID, o chamamento visa à seleção de propostas de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) para concessão de Certificado de Autorização para Captação de Recursos Financeiros para o Fundo Municipal do Idoso, objetivando a celebração de Termo de Fomento com a Administração Pública Municipal para fins de execução de projetos de apoio com ações inovadoras e/ou complementares às políticas públicas municipais de ação continuada, que tenham como público alvo, direta e/ou indiretamente, pessoas idosas, com idade igual ou superior a 60 anos, em conformidade com o que estabelece o Estatuto do Idoso.
A gerontóloga da SASDH e atual vice-presidente do COMID, Mayne Patrício Malagutti, ressaltou a importância da ação. “O COMID está há anos ajustando suas Resoluções e pensando nesse edital. Acreditamos que, com a emissão dos certificados para autorização da captação de recursos, mais pessoas físicas/jurídicas ficarão motivadas para destinarem parte do Imposto de Renda devido ao Fundo Municipal do Idoso. Pensando no contexto atual, as Organizações da Sociedade Civil poderão enviar projetos para mitigar os efeitos da Covid-19 ou pensar em ações de enfrentamento à ocorrência de violência e/ou violação de direitos das pessoas idosas, por exemplo”, explicou a vice-presidente do COMID.