Após o período de recesso de fim de ano, o Coral Cidade de Nova Odessa retorna aos ensaios buscando trazer novos integrantes e que estejam interessados em cantar músicas clássicas e/ou sacras. O grupo existe há mais de 20 anos no município e retoma os trabalhos de modo oficial em 2018 a partir das 19h30, no Saguão da Prefeitura.
De acordo com a regente do Coral Cidade, Nansi Arais, podem participar tanto pessoas mais jovens quanto adultos. “Os interessados podem ir até o ensaio e procurar a gente. Iremos então analisar o tipo de voz da pessoa, para ver em qual categoria encaixa melhor”, explica. O grupo é formado por quatro naipes: baixos, tenores, contraltos e sopranos.
Segundo a regente, o primeiro objetivo é preparar os membros do Coral para o Concerto Especial de Páscoa. “Vamos trabalhar o repertório especial para essa data. É um trabalho que demanda várias semanas e horas de ensaios”, confirma. O Coral Municipal já participou de eventos também em Americana e Piracicaba, além do “XVI Encontro de Corais Sacros” em novembro passado, no distrito de Varpa, em Tupã/SP.
O evento foi promovido pela Igreja Batista de Varpa, que comemorou 95 anos de fundação. “Assim como em Nova Odessa, nesse distrito existe uma cultura de imigrantes da Letônia. É um resgate da história, da cultura, da culinária, enfim, das tradições do povo leto”, conta o diretor de Cultura e Turismo, Cícero Edno. A Prefeitura de Nova Odessa fornece apoio estrutural para os ensaios e as apresentações do Coral.
O dirigente menciona os equipamentos culturais existentes no Município. “Nova Odessa tem forte vocação cultural e o poder público apoia. Temos a Banda Municipal ‘Professor Gunars Tiss’, a Orquestra Filarmônica, a Orquestra de Violeiros Mirins, o Coral Cidade, o Grupo Municipal de Dança e o Projeto Guri”, enumera. O saguão da Prefeitura fica no Paço Municipal, na Avenida João Pessoa, número 777, no Centro.