O Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da região do bairro São Jerônimo, em parceria com a equipe do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), promoveu na tarde desta quarta-feira (27) a palestra sobre “Prevenção ao Câncer de Mama”, da Campanha Outubro Rosa, com as profissionais da Secretaria de Saúde, Léa Amábile e Myrna de Oliveira Martins.
A abordagem envolveu as famílias que residem no território do São Jerônimo. O objetivo foi orientar sobre os exames preventivos para diagnóstico precoce da doença, como fazer autoexame, realizar mamografias periodicamente, manter hábitos saudáveis, como a prática de exercícios físicos e reduzir fatores de riscos, evitando o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro, entre outras orientações de prevenção primária da doença.
Léa Amábile, coordenadora do Núcleo de Violência da Vigilância em Saúde, falou sobre “Autocuidado e Autoestima da Mulher”. Myrna de Oliveira Martins, enfermeira do Estratégia de Saúde da Família do Parque da Liberdade, abordou o tema sobre a “Prevenção ao Câncer de Mama”.
Prestigiaram a atividade Conceição Aparecida do Amaral, representando a Pastoral da Criança e Bianca Ferraz, do Projeto Semear.
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos é referenciado ao CRAS e ofertado pela entidade Diaconia São Judas Tadeu, segundo a coordenadora do CRAS São Jerônimo, Maricele Ernandes Robles Leoncine.