A obra de ampliação do sistema de tratamento, reservação e distribuição da Estação de Tratamento de Água – ETA IV –, localizada no Jardim Souza Queiroz, teve nesta semana mais uma das suas frentes de trabalho realizada pelo DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Santa Bárbara d’Oeste. O recém-instalado conjunto de reservatórios no Jardim Amélia, na zona leste, recebeu os tubos e conexões que formam a parte hidráulica dos dois tanques, que juntos podem armazenar 500 mil litros de água tratada. Ao final da obra, serão mais 3 milhões de litros de água disponíveis para a zona leste.
Incluída entre as grandes obras que o DAE vem realizando no município, a ampliação da ETA IV, nessa 1ª etapa, se encontra em torno de 95% concluída e compreende um conjunto de obras que possibilitarão tornar independente um importante e complexo sistema de distribuição de água que atende cerca de 50% da população do município – zona leste, zona sul (S.Francisco/S.Rita), bairros no entorno da ETA IV, Trinta e Um de Março e adjacências.
Além do novo reservatório do Amélia, já estão prontas e aguardando os últimos ajustes para entrar em operação as seguintes frentes de trabalho: uma nova adutora para o reservatório do Trinta e Um de Março, uma nova adutora para o Jardim Amélia, um reservatório elevado construído na ETA IV, com o mesmo padrão e capacidade desse novo no Jardim Amélia, e, já atuando, um novo reservatório semienterrado com capacidade para 2 milhões de litros de água. Por fim, a obra contemplou ainda a instalação de uma adutora de água bruta, que vai ampliar a capacidade de tratamento da ETA IV, esta aguardando a obra de ampliação da Represinha Santa Alice – ponto de captação de água bruta -, em andamento.
O DAE iniciou, neste semestre, a 2ª etapa da obra de ampliação do sistema da ETA IV, através da troca de rede de água da Vila Dainese (concluída e funcionando). Construções de reservatórios e adutoras para a zona leste integram essa nova etapa, cujas ações darão sequência no próximo ano. No total (1ª e 2ª etapa), são mais de R$ 31 milhões em investimentos, entre repasses do governo federal e da contrapartida da autarquia.