O DAE (Departamento de Água e Esgoto) de Americana e a Sanasa Campinas (Sociedade de Abastecimento de Água e Saneamento) iniciaram o trabalho de cooperação técnica para a troca de expertise. O objetivo é promover melhorias no sistema de abastecimento público na cidade.
O prefeito Chico Sardelli e o vice-prefeito Odir Demarchi participaram da reunião inicial do grupo de trabalho na sede da autarquia, acompanhados do chefe de gabinete Franco Ravera Sardelli.
Eles deram as boas-vindas ao grupo de trabalho da empresa de saneamento campineira, que vai atuar em parceria com a autarquia através de termo de cooperação técnica intermediado e avalizado pela Ares-PCJ (Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí).
O encontro deu início ao trabalho de diagnóstico dos sistemas de água (captação, reservação, abastecimento e perdas) e esgoto (coleta, afastamento e tratamento) para trazer mais eficácia ao serviço de abastecimento público em Americana.
“Essa parceria é muito importante para mim e para o Odir pois queremos trazer um ganho de qualidade no abastecimento da cidade, para que a pessoa abra a torneira em sua casa e saia água, e não vento. Iniciamos hoje este estudo de diagnóstico geral para apresentar soluções reais”, declarou Chico.
A Sanasa Campinas é referência no trabalho de redução de perdas de água nos sistemas de distribuição, tendo um dos menores índices de perdas do país para cidades com mais de 500 mil habitantes.
A empresa também é referência no tratamento de esgoto e hoje atende a população com 96,05% de coleta e afastamento de esgoto, 90% de tratamento de esgoto, com capacidade instalada de 95% e atendimento de 99,81% da população com água potável.
“A Sanasa é um case de sucesso, por isso iniciamos este trabalho, que é de longo prazo e vai envolver o expertise do grupo de técnicos e a apresentação de opções tecnológicas, novos processos e rotinas de trabalho e de recursos humanos, sob a licença da Ares-PCJ”, disse Chico.
Os primeiros resultados surgiram da conversa inicial. “A ideia nossa é fazer um diagnóstico detalhado e ver como a gente pode ajudar primeiramente na setorização do sistema de água. E, na área de esgoto, vamos avaliar o sistema como um todo”, explicou Adriana Isenburg, gerente de integração, controle e desenvolvimento técnico da Sanasa Campinas.
O superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia, destacou a qualificação da equipe. “Para nós é extremamente importante essa parceria que nos permite um intercâmbio de conhecimento técnico e acima de tudo uma visão de fora pra dentro. Estamos falando de técnicos altamente experientes e acima de tudo técnicos que vêm de uma estrutura que são um case de sucesso em sistema de saneamento e de abastecimento público”, disse.