O Departamento de Água e Esgoto (DAE) de Americana executou, na tarde desta segunda-feira (16), os trabalhos de decomposição de rocha por processo de explosão para a construção da nova captação no rio Piracicaba, entre as Avenidas João Nicolau Abdala e Lírio Corrêa (estrada velha de Limeira), região do bairro Carioba. O investimento nas obras da nova captação será de R$ 12 milhões, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e contrapartida do DAE no valor de R$ 2,3 milhões. O prefeito de Americana, Omar Najar, acompanhou o início dos trabalhos e ressaltou a importância de uma nova captação de água para o município.
“Estamos trabalhando para assegurar que a população de Americana tenha um sistema completo de captação de água, pois a captação atual está em operação desde a década de 1970. Portanto, é uma obra necessária e muito importante para a cidade”, disse o prefeito Omar Najar.
O processo para a implantação da nova captação teve início em outubro de 2017, com a realização da etapa de limpeza e determinação topográfica. Na próxima etapa, serão executadas obras de escavação e construção do canal de captação, explicou o diretor geral do DAE, Carlos César Gimenez Zappia.
Para o trabalho de explosão de rocha nesta segunda-feira, foram utilizados 225 quilos de dinamite. Outras três detonações serão necessárias ainda, com variações de 200 a 500 quilos de explosivos.
Americana possuía duas unidades de tomada de água no rio Piracicaba, sendo que uma foi construída no final da década de 1950 e está desativada. A única em operação data do início da década de 1970.
Segundo Zappia, a captação é um processo que envolve várias fases. “Envolve, por exemplo, o gradeamento e o desarenamento e a tomada de água é simplesmente a retirada de água diretamente no manancial. O sistema de captação é mais adequado e eficiente”, concluiu o diretor geral do DAE.
O prazo de conclusão da obra da nova captação é de 15 meses.