Entre as palavras mais pronunciadas pelos alunos das escolas municipais estão os nomes das unidades que estudam e quando conhecem a história destas pessoas homenageadas, as crianças valorizam ainda mais os espaços. Na sexta-feira (5) os alunos da Emefei “Profª Gessi Terezinha Buschinelli Carneiro”, no São Joaquim, e da EMEI “Profª Áurea Nadir Martinelli”, no Mollon 4, conversaram e homenagearam suas respectivas patronas.
O “Dia da Patrona” foi marcado nas unidades com apresentações especiais, momentos de interação e de carinho. As duas professoras são importantes educadoras de Santa Bárbara d’Oeste, dedicando diversos anos à formação de crianças e jovens.
Na Emefei Profª Gessi, a patrona foi acompanhada das filhas Isabela, Jesuína e da neta Marcela. Elas apreciaram a paródia da música “Borboletinha” das crianças da Educação Infantil, acróstico, poesia e biografia, inclusive em cordel, dos alunos do 1º ao 3º ano. Os alunos do 5º fizeram um relato sobre como é estudar na unidade. As crianças também entregaram um jornalzinho especial sobre a querida “Dona Gessi”, que recebeu tudo com muito carinho. A patrona completou 89 anos no sábado (6). A festa teve cerca de 200 pessoas.
Aproveitando a presença da patrona, os alunos homenagearam também a cozinheira Dirley, que ficou 18 anos na unidade e está se aposentando. Uma ex-aluna e atual estagiária cantou a “Canção da América”, emocionando a todos.
Na EMEI “Profª Áurea Chan Bataglia”, os alunos recepcionaram a Áurea com a música “Sementinha”, além de flauta e violão. Os alunos do CIEP Padre Victório, além do Coral da Diretoria Regional de Ensino de Americana também se apresentaram.
A professora Áurea Nadir Martinelli, que completou 65 anos no dia 27 de setembro, ficou emocionada com o descerramento de sua foto que foi instalada na unidade. Ela veio especialmente da Suíça, onde mora atualmente, para prestigiar o evento. Cerca de 100 pessoas, entre familiares e amigos da patrona e toda a comunidade escolar estiveram presentes.