O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou um requerimento na secretaria da Câmara Municipal de Americana pedindo informações sobre os serviços prestados, pela municipalidade e empresa terceirizada, referentes aos exames de tomografia na rede pública de saúde do município.
No documento, o parlamentar menciona ter sido procurado por usuários da rede pública de saúde que relatam demora significativa para agendamento do exame de tomografia na rede pública de saúde. Daniel explica que a demanda pelo serviço é alta na cidade e que a prefeitura de Americana mantém contrato de prestação de serviços com empresa terceirizada, “O valor desses exames na rede privada é alto e os pacientes não dispõem de recursos financeiros para custeá-los. A prefeitura tem contrato firmado com uma empresa privada para a realização de exames no SUS e também recebeu um aparelho novo em 2022, portanto precisamos averiguar o porquê esse demora no atendimento”, comenta.
No requerimento, o autor questiona a prefeitura sobre a quantidade de pessoas aguardando para realização de exames de tomografia; quantos exames foram autorizados para serem realizados por empresa terceirizada; se a empresa responsável remete relatórios mensais; e se algum tipo de manutenção preventiva para que o aparelho de tomografia não fique ocioso. Ainda no documento, Daniel pede informações sobre o tomógrafo entregue à prefeitura em 2022.
O requerimento será discutido e votado pelos vereadores em Plenário, durante a sessão ordinária de terça-feira (7). Se aprovado, será encaminhado à prefeitura para resposta.