O vereador Dr. Daniel (PDT) protocolou na secretaria da Câmara Municipal de Americana um projeto de lei que institui o programa “Farmácia 24 Horas”. A proposta prevê que a farmácia poderá funcionar dentro do Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” de forma ininterrupta durante os sete dias da semana.
Na exposição de motivos, o autor defende que o objetivo da proposta é auxiliar a população a adquirir medicamentos quando houver atendimento na rede pública. Segundo Dr. Daniel, existe o fornecimento de medicamentos nas unidades de saúde, mas ao fim do expediente das unidades os pacientes são obrigados a esperar até o dia seguinte para serem atendidos. O parlamentar destaca que muitas vezes a população não possui condições financeiras para comprar o remédio.
“Pior ainda quando são atendidos numa sexta-feira à tarde e são obrigados a esperar até a segunda-feira para iniciar o tratamento. A iniciativa que propomos resolve o mais grave problema que a saúde tem que é a distância entre o diagnóstico (feito pelo médico ou pelo laboratório) e o tratamento que quanto mais curto, melhor resultado apresenta”, afirma Dr. Daniel.
De acordo com a proposta, os medicamentos deverão ser retirados mediante a apresentação do receituário apropriado da unidade básica de saúde devidamente carimbado e assinado pelo médico da rede pública municipal.
O projeto de lei será encaminhado às comissões pertinentes e, não havendo impedimento legal para sua tramitação, será discutido e votado pelos vereadores em plenário durante sessão ordinária.