Educação elabora protocolo de biossegurança para o retorno das aulas presenciais na rede municipal de Americana

A Secretaria de Educação de Americana iniciou as atividades na última quarta-feira (10) com a elaboração do planejamento, que envolve todos os professores da rede. A ação será realizada até o dia 19 de fevereiro.

A semana de 22 a 26 de fevereiro será destinada ao acolhimento socioemocional dos alunos, entrevista com os pais e orientação aos protocolos de biossegurança. A data para o retorno das aulas presenciais, de maneira híbrida, está prevista para 1º de março.

Para garantir a saúde dos profissionais e dos alunos, a Secretaria de Educação elaborou um protocolo, com diretrizes para o retorno das aulas presenciais nas creches, pré-escolas e escolas de ensino fundamental da rede municipal de Americana.

“A Secretaria de Educação elaborou o protocolo junto aos técnicos da área de saúde, e estamos seguindo as normas estaduais e federais e primando pelo retorno seguro dos profissionais e dos alunos às atividades escolares. Antes do início das aulas, esse plano será amplamente esmiuçado e debatido com os professores para que estejam preparados para o retorno das aulas presenciais. Esse cuidado é também uma preocupação do prefeito Chico Sardelli para que tudo ocorra da maneira mais segura possível”, enfatizou o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.

O protocolo define ações que devem ser tomadas antes do retorno das aulas presenciais, o comportamento dos alunos a caminho da escola, transporte escolar, como agir ao chegar à escola e no período em que o estudante permanecer na unidade e na saída das aulas.

As unidades escolares estão sendo organizadas para que se mantenham a distância recomendada entre as carteiras, a rotina foi organizada para que haja um período de higienização dos espaços bem como dos equipamentos utilizados e lixeiras exclusivas para descarte de máscaras e outros materiais potencialmente contaminados foram definidas.

A orientação é que os pais devem aferir a temperatura do aluno antes de sair para a escola e, em caso de febre ou outro sintoma de Covid-19, o estudante deve ficar em casa. Ao ir para a escola, deve-se levar uma máscara de reserva diariamente. Além disso, a mochila e demais materiais escolares devem ser higienizados antes de sair para a escola e após o retorno para casa.

No transporte escolar, as determinações são para que se use máscara durante todo o trajeto, que seja aferida a temperatura do aluno antes de entrar no veículo, que se façam adequações para que os assentos sejam intercalados e que se ofereça álcool em gel para higienização das mãos.

Durante o período das aulas, as principais orientações são sobre o uso de equipamentos de proteção, como máscaras, pelos profissionais e alunos; o respeito ao distanciamento entre as pessoas ; a higienização das mãos com água e sabão ou álcool em gel; o uso de proteção de calçados nos berçários; evitar formas de contato social, como abraços, beijos e apertos de mãos; a proibição de eventos como feiras, festas, palestras, seminários e campeonatos; priorização de atividades ao ar livre; manter os ambientes bem ventilados;  o não compartilhamento de objetos de uso pessoal, como estojos; o revezamento de turmas na hora do recreio.

Para o cumprimento das normas de higiene, a Secretaria de Educação já adquiriu produtos como totens de álcool em gel, termômetros, sabonete líquido, álcool em gel, desinfetante, fita para demarcação do solo, tapetes sanitizantes, face shields, máscaras, sapatilhas descartáveis e luvas de procedimento.

Rolar para cima