Número aumentou de 163, em 2022, para 12,1 mil, em 2023; vereador diz ainda não ter visto resultado
Em resposta à crescente pressão da Câmara de Americana, a CPFL Paulista anunciou um aumento significativo nas ações para combater o problema dos cabos soltos pelas ruas da cidade. A empresa elevou de 163, em 2022, para impressionantes 12,1 mil, em 2023, o número de notificações emitidas às operadoras de telefonia, internet e TV a cabo por irregularidades em seus fios.
A CPFL destacou que realiza um “trabalho constante” para organizar os postes em colaboração com essas empresas, que são as responsáveis pela manutenção dos seus próprios cabos de telefonia. Além disso, a companhia intensificou a retirada de cabos irregulares, removendo 7 toneladas de fios ao longo de 2023. Somente nos primeiros três meses de 2024, foram recolhidas 3,2 toneladas, quase metade do total do ano anterior.
“As operações de organização de cabos irregulares são ações permanentes da CPFL Paulista e executadas todos os anos nos 234 municípios atendidos pela distribuidora no Estado de São Paulo”, afirmou Talita Pinotti, consultora de relacionamento da CPFL Paulista.
O problema dos fios soltos tem sido motivo de frequentes cobranças por parte dos vereadores, com destaque para Thiago Martins (PL). No dia 3 de maio, um grupo de parlamentares discutiu o assunto em reunião com representantes da CPFL.
“Esses números de fios [retirados] foram apresentados para a gente na reunião. Eu só acho que ainda não surtiu efeito. Se está tirando essa quantidade, é legal, eu respeito, mas não vi melhorar ainda, não vi o resultado, não vi efeito, porque na cidade tem muita fiação ainda exposta. São muitos fios pendurados”, disse Martins.
O vereador protocolou, no dia 22 de abril, um pedido de abertura de CEI (Comissão Especial de Inquérito) para investigar o trabalho da CPFL, inclusive no que diz respeito aos cabos soltos. No entanto, o requerimento está temporariamente suspenso.
“Não peguei as assinaturas para dar andamento porque, na reunião, fizemos um acordo. Eles pediram um prazo de 30 dias para poder dar uma contrapartida, refazer o serviço, executar os pedidos nossos, e aí eu não colocaria a CEI para andar”, explicou.
A CPFL anunciou que, a partir desta segunda-feira, uma nova ação de remoção de cabos irregulares será realizada no bairro São Vito.
“Essa ação vai ao encontro do nosso compromisso com a segurança da população, por isso temos nos esforçado para eliminar cabos soltos ou caídos em toda a nossa área de atuação”, afirmou Talita.
De acordo com a companhia, a presença de cabos soltos pode ser causada pela ação do tempo ou por veículos com alturas maiores que as permitidas por lei, que podem arrebentar os fios de energia ou de telefonia.