Emef Florestan Fernandes participa da Semana de Arborização Urbana

Cerca de 120 pessoas entre alunos do 2º ano, professores e funcionários da Emef Professor Florestan Fernandes, na região do bairro Morada do Sol, participaram nesta quarta-feira (21) das atividades da Semana de Arborização Urbana, com o tema “A árvore é vida e regula o clima”, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente (SMA).

Na dinâmica de Educação Ambiental realizada na escola, os alunos enumeraram alguns dos benefícios que a árvore proporciona ao ser humano e ao meio ambiente, como a sombra, preservação do solo, frutos, flores, sementes, abrigo para os pássaros e animais, qualidade do ar, entre outros.

O secretário de Meio Ambiente, Fabio Renato de Oliveira, acompanhou a ação e interagiu com os alunos falando sobre o Dia da Árvore, comemorado nesta quarta-feira. “As crianças estão, cada vez mais, interagindo sobre os temas relacionados à preservação do meio ambiente. Hoje é um dia especial em que celebramos o Dia da Árvore e abordamos os benefícios que as árvores proporcionam e a importância da preservação para as futuras gerações. Agradecemos à diretoria da escola e a todos os parceiros da Semana de Arborização Urbana”, disse Fabio.

Na sequência da ação, a diretora de Educação Ambiental, Kátia Birke, conduziu o ato de juramento de amor às árvores e ao meio ambiente junto aos alunos e professores. Em seguida, foi realizado o plantio de mudas de pitangueira, amoreira, limoeiro, nespereira e ipê branco, árvore símbolo de Americana.

Todos prometeram cuidar das plantas e, em coro, fizeram o seguinte juramento:  “Prometemos, a partir de hoje, cuidar com amor, carinho e dedicação das mudas que foram plantadas na escola. Seremos amigos e defensores do meio ambiente. Viva as árvores!”.

“Somos defensores das árvores. Elas precisam de cuidados. Vocês estão de parabéns pelo respeito à natureza”, comentou o secretário de Meio Ambiente.

Também em alusão ao Dia da Árvore, foi lançada a enquete “Árvore mais bonita de Americana” – Ação Rota da Vida. O acesso já está disponibilizado no site da Prefeitura de Americana, americana.sp.gov.br. A população pode participar escolhendo dez árvores, entre as 30 eleitas para concorrerem ao título.

Os participantes podem acessar as informações de cada árvore, como nomes científicos e locais, preencher os dados e votar. No dia 30 de novembro, Dia do Estatuto da Terra, haverá o sorteio dos vencedores, com a entrega de prêmios aos participantes.

“A ideia é elaborarmos uma Rota Arbórea, disponibilizando um mapa digital para que as pessoas possam acessar a localização e os dados das árvores”, disse Kátia.

Participaram do evento, a diretora da Emef Florestan Fernandes, Maria Aparecida Pedroso, o diretor da Unidade de Praças e Jardins (UPJ), Antonio Donizetti de Paula, o engenheiro agrônomo do Viveiro Municipal, Edison  Evangelista, representantes da Coleta Seletiva da Unidade de Limpeza Pública (ULP), entre outros convidados.

Programação

As atividades da Semana de Arborização começaram na segunda-feira (19), com o plantio de ipês brancos e saudação à árvore, com o abraço simbólico das 90 crianças da creche Anajá, no Jardim das Flores. A ação contou com o apoio do GPA – Grupo de Proteção Ambiental da Guarda Municipal, do personagem Lixildo, da coleta seletiva de materiais recicláveis da Secretaria de Obras e Serviços Urbanos (Sosu) – Unidade de Limpeza Pública.

Ainda na segunda-feira, no Campus Maria Auxiliadora – UNISAL, no Parque Novo Mundo, foi proferida palestra com o engenheiro agrônomo Edison Evangelista, responsável pelo Viveiro Municipal, administrado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Sectur) no Jardim Botânico. Também foram realizados plantio e distribuição de mudas e sementes.

No evento, foi apresentado o projeto “Universitário Raiz”, idealizado pelo Curso de Psicologia da UNISAL e apoiado pela Secretaria de Meio Ambiente. O projeto tem o objetivo de incentivar alunos e seus familiares a realizarem a prática do plantio e cuidado com as árvores. Cerca de 150 alunos participaram das atividades na Unisal, que ainda contaram com a distribuição de manjericão, doado pela empresa parceira Plant Colha.

Na terça-feira (20), foi promovido o Encontro de Gerações com os integrantes do Centro Dia para a Pessoa com Deficiência e Idosos, vinculado à Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH), por meio da APAE – Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Americana, alunos e professores da Emei Corimbó, com plantio e piquenique na Praça Tio Gága, no Jardim Glória.

Na tarde de terça-feira, foi realizada a distribuição de mudas das árvores oiti e ipê branco, propícias para o plantio em calçadas, no Jardim Botânico.

A Semana de Arborização Urbana de Americana vai até sábado (24). As atividades prosseguem nesta quarta-feira (21), das 18h às 19h, com ação de Educação Ambiental com a comunidade escolar da Casa da Criança Aracy.

Na quinta-feira (22) e sexta-feira (23), haverá distribuição de mudas e sementes no Jardim Botânico, das 8h30 às 11h30.

No sábado (24), será realizado o plantio de mudas, às 9h30, na Praça dos Imigrantes, no bairro Santa Maria, encerrando a Semana de Arborização Urbana de Americana.

 

Foto: Marilia Pierre

Rolar para cima