Encontro da Educação Especial sobre Autismo reúne mais de 500 educadores

Mais de 500 educadores viram de perto as ações da Educação Especial de Santa Bárbara d´Oeste. Nesta quarta-feira (26), o Teatro Municipal “Manoel Lyra” foi palco do “III Encontro: Autismo e Atendimento Educacional Especializado”, evento que reuniu professores, monitores, coordenadores e apoios pedagógicos na temática do Transtorno Espectro Autista (TEA), com depoimentos, troca de experiências e novos conhecimentos. O Município atende 86 autistas na Rede Municipal de Ensino.

O Encontro foi composto pelo compartilhamento de experiências e resultados. As boas práticas dos 35 professores da Educação Especial realizadas por meio do atendimento na Sala de Recursos, do Acolhimento da Equipe Escolar, da Inserção da criança dentro da sala de aula e do ambiente da escola foram apresentadas na reunião. Os resultados sensibilizaram os participantes.

A mãe de trigêmeos autistas, “Dona” Deraldina, emocionou a todos com seu depoimento. “Meus filhos tinham dificuldades na vida deles, em ir na casa de amigos, da família, na vida social. A escola colaborou muito com o desenvolvimento deles, deu oportunidade, eles tratam meus filhos como se fossem deles, sou muito agradecida”, declarou.

“Trabalhamos não somente para integrar essa criança, mas incluir, que significa garantir o mesmo direito de aprender de todos. As boas práticas apresentadas pelos professores de Educação Especial provam que elas têm o mesmo valor e peso de outras práticas como as de matemática ou relações étnico-raciais por exemplo, apesar de toda a complexidade que é o movimento de inclusão. Nossa Rede Municipal de Ensino têm buscado realizar o melhor para que esse processo seja feito sempre de maneira qualitativa e, a pedido do prefeito Denis Andia, temos feito a diferença na vida dessas crianças”, disse a secretária de Educação, Tânia Mara da Silva.

O evento foi encerrado com a palestra da professora da Unicamp, Fernanda Carolina Pinto da Silva, com o tema “Habilidades Linguísticas e comunicativas de crianças com TEA (Transtorno Espectro Autista): Um enfoque no contexto escolar”, socializando mais conhecimento.

Nesta sexta-feira (28), 100 professores da Educação Infantil, dirigentes e apoios pedagógicos participarão de oficinas com as temáticas “Comunicação e Linguagem” e “Adequação de Atividades do Autista” na EMEFEI “Antonia Fagnoli Furlan”, no 31 de Março.

TEA

O TEA é um distúrbio do desenvolvimento que se caracteriza por alterações presentes geralmente antes dos 3 anos de idade, com impacto múltiplo e variável em áreas nobres do desenvolvimento humano, como comunicação, interação social, aprendizagem e capacidade de adaptação. O diagnóstico é realizado por meio de uma avaliação médica e multidisciplinar.

Inclusão qualificada

Em Santa Bárbara d´Oeste, as ações são contínuas e fruto de um trabalho especializado na Rede Municipal de Ensino. São 430 alunos com deficiência física, auditiva, visual, intelectual, TEA (Transtorno Espectro Autista) e altas habilidades/superdotação matriculados no ensino regular, com 35 professores de Educação Especial e 30 salas de recurso entre Educação Infantil e EJA (Educação de Jovens e Adultos).

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