Equipe do 192 participa de simulado em acidente industrial

A equipe do setor 192 (atendimento pré-hospitalar) da Secretaria de Saúde de Americana, participou nesta quarta-feira (7), na empresa Suzano, de um simulado em acidente industrial envolvendo múltiplas vítimas. O evento contou com empresas integrantes do PAM (Plano de Auxílio Mútuo), além do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil do município.

Os profissionais simularam um vazamento de dióxido de cloro em um dos setores da empresa, em que as equipes do PAM e a de emergência interna foram acionadas para o atendimento da ocorrência.

Imediatamente o local foi isolado e ambas as equipes se posicionaram de forma simultânea para realizar diversas ações, como o controle químico, combate a incêndio, identificação de vítimas, triagem, salvamento, descontaminação das vítimas, atendimento ao IMV (Incidente com Múltiplas Vítimas), posto de comando, estacionamento de viaturas e controle de saída de vítimas.

De acordo com a coordenação do simulado, as equipes identificaram oito vítimas, sendo uma vermelha, duas amarelas e cinco verdes. Nesse caso, as cores determinam a prioridade do atendimento, sendo vermelha para pacientes graves, amarela para pacientes moderados e verde leves, indicando situação em que a vítima se encontra com ferimentos diversos, porém estável e podendo aguardar mais tempo para o atendimento médico.

Na simulação, todas as vítimas foram socorridas e removidas às unidades de saúde de referência. Os profissionais do setor 192 foram capacitados para atuarem frente ao agente químico (dióxido de Cloro), uso adequado dos EPIs (equipamentos de Proteção Individual), além de cuidados com as vítimas contaminadas.

“O simulado é de extrema importância para a capacitação e aprimoramento dos profissionais envolvidos no atendimento ao incidente. Isto possibilita garantir o melhor atendimento possível diante de um evento real”, explicou a enfermeira e coordenadora do setor 192, Adriana Pacheco.

 

Foto: Divulgação

Rolar para cima