O Centro Municipal de Educação do Autista “Tempo de Viver”, vinculado à Secretaria de Educação de Americana, recebeu 20 novos bancos de madeira para o atendimento aos 24 alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) matriculados na unidade.
Os novos equipamentos foram instalados no pátio e na área externa da escola, utilizada para banhos de sol e para criar ambientes semelhantes aos que os alunos vivenciam fora da unidade, como explicou a professora coordenadora do espaço, Valkiria Arroyo. “A gente trabalha com eles a questão do comportamento nesses ambientes aqui da escola com o objetivo de que eles generalizem estes comportamentos no ambiente externo. Isso melhora a qualidade de vida deles e das famílias”, detalhou.
O CMEA “Tempo de Viver” é uma escola municipal de Educação Especial Exclusiva organizada para atender crianças, adolescentes, jovens e adultos com TEA e conta com 24 alunos, sendo 17 adultos de 20 a 45 anos e sete crianças e adolescentes com 9 a 17 anos. “Desenvolvemos um importante trabalho de inclusão na Tempo de Viver, oferecendo ensino de qualidade de acordo com as necessidades dos alunos e proporcionando as ferramentas para seu desenvolvimento pedagógico”, garantiu o secretário de Educação, Vinicius Ghizini.
O TEA é um transtorno neurobiológico, caracterizado por dificuldades de comunicação, interação social e presença de comportamentos e/ou interesses restritos.
Foto: Marilia Pierre