Febre maculosa: moradora de Hortolândia morta pela doença esteve em mesmo evento que as outras vítimas

O Instituto Adolfo Lutz confirmou nesta terça-feira (13/6) a terceira morte por febre maculosa no estado. Trata-se de  Evelyn Santos, de 28 anos, moradora de Hortolândia.

Ela participou da mesma feijoada que o casal Mariana Giordano, 36, e Douglas Costa, 42. O evento foi realizado na Fazenda Santa Margarida, localizada em uma área rural de Campinas, também no interior, no dia 27 de maio. Os três morreram na quinta-feira (8).

Os participantes do evento apresentaram, dias depois, quadro de febre, dor de cabeça e erupções na pele. Os casos eram tratados como suspeita de dengue, leptospirose ou febre maculosa, antes de ter a confirmação oficial do instituto.

A jovem cursou a faculdade em Ribeirão Preto (SP) e atualmente trabalhava em consultório próprio após fazer especializações, uma delas na área estética. Ela estava noiva há oito meses e tinha como hobbies a prática de crossfit e viagens.

A doença

A febre maculosa é uma doença infecciosa causada por uma bactéria transmitida através da picada de uma das espécies de carrapato, ou seja, ela não é transmitida diretamente de pessoa para pessoa pelo contato e seus sintomas podem ser facilmente confundidos com outras doenças que causam febre alta. Há no estado duas espécies da bactéria causadora da doença.

No interior do estado, a doença passou a ser detectada a partir da década de 1980, nas regiões de Campinas, Piracicaba, Assis, em áreas mais periféricas da região metropolitana de São Paulo e no litoral, mas em uma versão mais branda. Os municípios de Campinas e Piracicaba (SP) são, atualmente, os dois que apresentam o maior número de casos registrados da doença.

De acordo com a Secretaria de Saúde, os responsáveis pela fazenda foram notificados sobre a importância da sinalização quanto ao risco da febre maculosa. O Departamento de Vigilância em Saúde (Devisa) fez uma análise no local na segunda-feira (12).

Quais são os sintomas?

Conforme o Ministério da Saúde, os principais sintomas da doença são:

  • Febre
  • Dor de cabeça intensa
  • Náuseas e vômitos
  • Diarreia e dor abdominal
  • Dor muscular constante
  • Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés
  • Gangrena nos dedos e orelhas
  • Paralisia dos membros que inicia nas pernas e vai subindo até os pulmões, causando paragem respiratória

 

Rolar para cima