A Guarda Municipal de Americana realizou uma palestra de capacitação dos patrulheiros sobre o cerol (mistura de pó de vidro e cola), além de outros materiais cortantes, como as linhas indonésia e chilena. A atividade contou com a participação de agentes de Americana, Nova Odessa, Valinhos e Capivari. O tema foi abordado pelo inspetor responsável pelo Grupo de Proteção Ambiental (GPA), Jonas Alécio.
A mistura de vidro moído e cola torna a linha da pipa altamente cortante trazendo riscos para todas as pessoas que circulam pela cidade. Os maiores prejudicados e vítimas têm sido os motociclistas, mas o material pode causar danos a ciclistas, pedestres, como também aos próprios usuários da linha com cerol.
Funcionários da CPFL Energia também participaram da capacitação e explicaram sobre os prejuízos que as linhas com cerol causam na distribuição de energia, podendo causar curto-circuito, incêndios e sérios acidentes em residências próximas aos postes, cabos elétricos ou transformadores, e até mesmo a morte de pessoas.
“A Guarda Municipal de Americana realiza abordagens preventivas durante o patrulhamento de rotina das equipes e desenvolve operações em áreas da cidade com maior incidência do uso de cerol”, afirmou o comandante da Gama, Marco Aurélio da Silva.
Marco Aurélio destacou, ainda, a importância da troca de informações e experiências entre as várias corporações. “Essas ações aproximam as instituições para ações conjuntas de proteção à vida, que é o princípio básico defendido pela Gama”, conclui Marco Aurélio.