Governo de São Paulo anuncia Concurso para 2,7 mil Vagas de Soldado da PM

 

O governo do estado de São Paulo divulgou hoje, por meio do Diário Oficial do Estado, o edital para o preenchimento de 2,7 mil vagas para o cargo de soldado de segunda classe na Polícia Militar (PM). Este é o terceiro edital lançado durante a atual gestão, totalizando 8,1 mil vagas abertas nos últimos 15 meses, visando fortalecer o policiamento ostensivo e preventivo no estado.

Para se candidatar, é necessário ter altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60m para homens, ter entre 17 e 30 anos de idade, além de estar em dia com os certificados eleitorais e militares. O salário inicial oferecido é de R$ 4.852,21.

As inscrições para o concurso começarão na próxima segunda-feira, 1º de abril, e se estenderão até o dia 8 de maio. Os interessados poderão se inscrever através do site da Fundação Getulio Vargas.

Atualmente, a Polícia Militar de São Paulo conta com 4,2 mil soldados de segunda classe e 650 alunos oficiais em formação. Além das 2,7 mil vagas anunciadas, há ainda 11,6 mil oportunidades em andamento para a PM, Polícia Civil e Polícia Técnico-Científica. O governo estadual também autorizou mais 2,9 mil vagas para a PM, cujos editais ainda não foram divulgados.

Uma pesquisa inédita intitulada “Raio X das Forças de Segurança Pública do Brasil”, realizada pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, revelou que as polícias estaduais têm diminuído em efetivo no Brasil. Entre 2013 e 2023, houve uma redução de 6,8% no número de policiais militares no país, sendo 8,9% em São Paulo. As Polícias Civil e os peritos também registraram uma redução de 2% em seu efetivo no mesmo período.

No total, o Brasil conta atualmente com 404.871 policiais militares, 95.908 civis e 17.991 peritos criminais. Há uma década, o número de PMs era 30 mil superior, totalizando 434,5 mil, porém ainda abaixo do efetivo previsto pelos Estados, que é de 584.462. Isso significa que o país preenche apenas 69,3% das vagas existentes para policiais militares.

Rolar para cima