A greve dos servidores do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mantém fechadas, desde terça-feira (16), pelo menos três agências na região de Campinas (SP). O movimento paradista segue por tempo indeterminado.
Segundo o Sindicato dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social no Estado de São Paulo (SINSSP), as reivindicações são recomposição de perdas salariais, valorização profissional e melhores condições de trabalho.
A ação afeta o funcionamento de agências em três cidades da região. São elas:
- Artur Nogueira (SP)
- Campinas (Amoreiras)
- Sumaré (SP)
As demais unidades permaneceram abertas. Contudo, servidores que aderiram à greve poderão remarcar atendimentos. Ainda segundo o sindicato, uma nova reunião deve ser feita nesta quinta-feira (18).
Pegos de surpresa
Aposentados e pensionistas foram surpreendidos pelas portas fechadas das agências na manhã desta quarta-feira (17). À EPTV, afiliada da TV Globo, Roberto Carvalho disse ter ido à unidade em Campinas para liberar o pagamento da aposentadoria.
“Olha para trás a fila de idosos chegando para resolver problemas e não conseguem resolver. Todo mundo está no mesmo barco. Eu liguei no 135 duas ou três vezes e não atende mesmo, de jeito nenhum, parece que até pelo telefone eles não estão atendendo”, contou.
A mesma situação aconteceu com a trabalhadora em serviços gerais Maria do Rosário. “Vim aqui porque fiz uma cirurgia, então não estou conseguindo trabalhar mais. Está doendo muito e ele falou para eu trazer os documentos aqui hoje, e agora está fechado. Estou sem salário nenhum, não estou recebendo nenhum benefício. E agora, como fica minha vida?”, lamentou.
Em nota, o INSS disse estudar medidas para que a população não seja afetada e ressaltou que mais de 100 serviços promovidos pelo órgão podem ser realizados através do aplicativo Meu INSS, pelo site oficial do instituto, ou pela Central de Atendimento 135, que funciona de segunda a sábado, das 7h às 22h.
Ainda segundo o instituto, os segurados com atendimentos agendados no estado de São Paulo e que não puderam ser atendidos terão seus agendamentos remarcados assim que o atendimento for restabelecido nas respectivas unidades.
Fonte: G1