O grupo espanhol de supermercados Dia anunciou o fechamento de nove lojas na Região do Polo Têxtil (RPT), como parte de um plano de reestruturação visando estabilizar suas finanças após resultados negativos em 2023.
Em todo o Brasil, serão encerradas 343 das 587 lojas e três centros de distribuição. Na região, o grupo encerrará as atividades de duas unidades em Americana, uma na região central e outra na Avenida Iacanga; uma em Nova Odessa; uma em Santa Bárbara d’Oeste; uma em Sumaré; e quatro em Hortolândia, que manterá apenas uma loja aberta, no Residencial Jardim Mônaco.
Em nota oficial, o grupo informou que o conselho de administração aprovou a implementação de um processo de reestruturação no Dia Brasil, concentrando as atividades no Estado de São Paulo, onde continuará operando 244 lojas.
“A decisão está inserida em um plano de ajuste de lojas no país, visando à estabilidade da estrutura do Grupo Dia no Brasil, tornando-a viável após persistentes resultados negativos”, diz um trecho da nota.
Desde sua chegada ao Brasil em 2001, a empresa tem realizado investimentos significativos no país, conforme destacado na nota. A concentração das atividades no Estado de São Paulo foi justificada pela maior rentabilidade e potencial de crescimento, possibilitando a capitalização da rede logística e a redução de custos.
A empresa afirmou que tais medidas permitirão direcionar recursos para mercados mais rentáveis e com maior potencial de crescimento na Espanha e na Argentina, onde o grupo possui uma posição relevante com uma estratégia focada na distribuição alimentar de proximidade.