Hospital Municipal inicia ações do Outubro Rosa

Em ato solene realizado nesta sexta-feira (5), o Hospital Municipal “Dr. Waldemar Tebaldi” abriu oficialmente o “Outubro Rosa”, movimento que luta contra o câncer de mama. Para falar sobre o assunto, o HM convidou o médico mastologista e ex-secretário de Saúde do município, Emerson Assis, que destacou a importância das mulheres em fazer o autoexame como medida para um diagnóstico antecipado. O evento aconteceu no setor de diagnóstico por imagem e contou com a participação de pacientes e funcionários.

Além de servir como um incentivo para o autocuidado, a ação também teve como objetivo intensificar os pedidos de mamografias. As pacientes do município são encaminhadas pela rede básica de saúde para o HM, que realiza em média 380 exames ao mês. De acordo com o setor de diagnóstico por imagem, entre os meses de julho e agosto foram 11 pacientes encaminhadas ao Caism (Centro de Ação Integral à Saúde da mulher), na Unicamp, com suspeita de tumor.

O HM conta com dois aparelhos modernos para realizar as mamografias, desde janeiro de 2017 até o início de outubro deste ano, o setor de regulação da Secretaria de Saúde encaminhou 73 mulheres para tratamento, em serviços especializados, a maioria na Unicamp. “O Hospital Municipal e a atual gestão têm dois equipamentos maravilhosos que podem fornecer aquilo que é de melhor no cuidado e no aspecto preventivo”, destacou Assis. Ele também fez questão de enaltecer o trabalho que vem sendo realizado pela equipe do Hospital. “Para mim, como mastologista, é um orgulho voltar aqui [no HM] depois de um período de afastamento e entender que as pessoas mantêm o mesmo espírito de amor ao próximo”, comentou.

O secretário de Saúde, Gleberson Miano, aproveitou para parabenizar a equipe pela organização do evento, destacando a importância do tema. “O Hospital está de parabéns, toda equipe, a diretoria, as funcionárias que organizaram o evento, com o convite ao doutor Emerson, que esteve presente, fez uma breve orientação dos sintomas, de como as mulheres devem proceder com o autoexame”, elogiou.

O Outubro Rosa foi criado nos Estados Unidos, em 1997. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. Com o passar dos anos, vários países aderiram à causa. No Brasil, o movimento chegou em 2002. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse é o segundo tipo mais frequente da doença no mundo, sendo o mais comum entre as mulheres.

Rolar para cima