O Clube da Melhor Idade de Nova Odessa sediou na última quarta-feira (16) diversas partidas amistosas de Jogos de Mesa, reunindo aproximadamente 250 pessoas acima de 60 anos de idade, vindos de outras 12 cidades paulistas. Além de Nova Odessa, vieram idosos de Boituva, Capela Alto, Cabreúva, Cerquilho, Cesário Lange, Conchas, Jaguariúna, Paulínia, Pereiras, Porangaba, Sorocaba e Tietê.
Os idosos são praticantes das modalidades de Jogos de Mesa do Jori (Jogos Regionais do Idoso): truco, dominó buraco, tênis de mesa, damas e xadres, tanto masculino como feminino. “Todo mês eles se reúnem em uma cidade e desta vez foi a nossa”, explica a professora da equipe novaodessense, Carine Piveta. “A intenção é movimentar o pessoal dos Jogos de Mesa”, confirma.
O secretário municipal de Esportes, Lazer, Cultura e Turismo, Levi Tosta, destaca a vinda dos idosos dos outros municípios. “É importante também porque eles movimentam a nossa cidade. No almoço, por exemplo, teve uma parte que foi para um pesqueiro e outra a restaurantes”, detalha. “Ou seja, é importante na parte esportiva e também pelo lazer e o turismo”, acrescenta.
“Os Jogos de Mesa têm vários adeptos no Clube da Melhor Idade”, lembra a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza. “É ainda uma maneira de socialização, com os idosos conhecendo pessoas”, completa. O Clube tem mais de 1.050 idosos cadastrados e frequentando o espaço gratuito, praticantes de ginástica localizada, hidroginástica, natação, karatê, judô, vôlei adaptado, dança coreografada, canto, pilates, exercícios funcionais e de equilíbrio.
Nova Odessa recebeu no final do ano passado o Selo Inicial Amigo do Idoso, dado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Realizada por meio do Programa SP Amigo do Idoso, a iniciativa reconhece boas práticas públicas voltadas às pessoas idosas, incluindo ainda o funcionamento do Conselho Municipal, atualização cadastral do CadÚnico e ações/serviços socioassistenciais.