A Secretaria de Saúde de Americana começa a vacinar contra a gripe, nesta segunda-feira (4), os idosos com 60 anos ou mais e os trabalhadores da saúde. A vacina estará disponível em todas as unidades básicas de saúde, das 13h às 15h30.
Os idosos precisam apresentar um documento com foto, comprovante de endereço e o cartão SUS. No caso dos profissionais da saúde, além desses documentos, também é necessária a comprovação de vínculo trabalhista, o que pode ser atestado pela carteira de trabalho, holerite, declaração da empresa ou contrato de trabalho.
O vínculo vale tanto para quem reside fora, mas atua em algum serviço de saúde de Americana, como para quem reside no município, mas trabalha em algum serviço de outra cidade. Nesse caso, não basta apenas comprovar ser um profissional de saúde, mas é preciso demonstrar que esteja atuando no mercado de trabalho.
De acordo com a Vigilância Epidemiológica, os trabalhadores de saúde contemplados nesse grupo compreendem aqueles que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas, ambulatórios, laboratórios e outros locais.
Assim, engloba tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontologistas, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, profissionais de educação física, médicos veterinários e seus respectivos técnicos e auxiliares – quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não atuam diretamente na assistência à saúde das pessoas.
Incluem-se, ainda, os profissionais que atuam em cuidados domiciliares como os cuidadores de idosos e doulas ou parteiras, bem como estudantes da área que estiverem prestando atendimento na assistência dos serviços de saúde.
Desde o início da campanha, no dia 27 de março, o município vacinou 407 idosos com 80 anos ou mais. A campanha contra a gripe segue até o dia 3 de junho, mas poderá ser prorrogada a critério do Ministério da Saúde ou da Secretaria Estadual da Saúde.