A partir desta segunda-feira (25), tem início a campanha anual de vacinação contra a gripe. As doses serão aplicadas nas unidades básicas de saúde da região, priorizando grupos específicos (confira abaixo). Este ano, o calendário de vacinação foi antecipado pelo governo estadual.
Quem está apto a receber a vacina:
- Crianças de 6 meses a menores de 6 anos
- Idosos
- Gestantes
- Puérperas
- Profissionais da educação
- Indígenas não aldeados
- Trabalhadores da saúde
- Pessoas com deficiência permanente
- Adolescentes em medidas socioeducativas
- População carcerária
- Pessoas com comorbidades
- Integrantes das Forças Armadas
- Pessoas em situação de rua
- Integrantes das forças de segurança e salvamento
- Caminhoneiros
- Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário
- Trabalhadores do setor portuário
Em Americana, a vacina estará disponível em todas as unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. A campanha será nominal, exigindo a apresentação de documento pessoal, CPF ou Cartão SUS, além de comprovante de pertencimento ao grupo prioritário.
A Vigilância Epidemiológica ressalta que profissionais dos grupos prioritários devem comprovar atuação, enquanto pais de crianças devem apresentar a caderneta de vacinação. Pessoas com comorbidades devem portar receita, laudo ou carta médica, enquanto indivíduos com deficiência permanente podem se autodeclarar.
“A vacinação contra a gripe é de fundamental importância para prevenir casos graves e óbitos. É gratuita, segura e eficaz”, destaca a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carla Britto.
Em Santa Bárbara d’Oeste, os horários de vacinação devem ser consultados em cada unidade. Confira os locais de vacinação contra a gripe na cidade.