O Inverno, iniciado nesta segunda-feira (21), terá temperaturas mais altas em relação à média histórica registrada nos últimos anos. A previsão é feita pelos pesquisadores do Cepagri da Unicamp (Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura) da Universidade Estadual de Campinas.
Oficialmente, o Inverno começou aos 32 minutos desta segunda no Hemisfério Sul. Este período é caracterizado pelas baixas temperaturas e redução das chuvas em parte do país. O tempo fica mais seco, com a queda da Umidade Relativa do Ar. A estação mais fria do ano perdurará até o dia 22 de setembro, quando começa a Primavera.
“A gente espera que seja um inverno ligeiramente mais quente em torno de 0,5 ou 1 grau acima da média”, explicou a pesquisadora Ana Maria Heuminski de Avila. Em 2020, a temperatura média mínima foi de 13,6 graus e a máxima, 26,4, durante o Inverno, na região. Em 2019, as temperaturas variaram de 12,9 a 26 graus e em 2018, de 13,8 a 26,4 graus.
“De forma geral, o que se espera é um Inverno ligeiramente mais quente, mas o que não impede que a gente tenha entrada de massas de ar frio de origem polar, que possam provocar o declínio acentuado das temperaturas”, explicou Ana.