O Ministério da Educação (MEC) anunciou a destinação de R$ 4,8 milhões para viabilizar 1.399 vagas em tempo integral em escolas da Região do Polo Têxtil. A iniciativa faz parte do programa federal “Escola em Tempo Integral”, que busca fomentar a criação de matrículas em tempo integral na educação básica. O repasse, efetuado em julho deste ano, visa fortalecer o compromisso com a educação integral no país.
Dentre as cidades beneficiadas, Americana se destaca por ser a única que optou por não pactuar vagas junto ao ministério, ficando fora do projeto. Cada município apresenta sua proposta ao MEC, que avalia e, se aprovada, realiza o repasse para a implementação das matrículas, gerenciadas pelas prefeituras.
A Prefeitura de Americana, ao escolher não aderir ao programa, abriu mão de 170 vagas, correspondentes a R$ 287.847,40 de fomento. Em resposta, a administração municipal explicou que a decisão está alinhada ao processo de avaliação do Plano Municipal de Educação, vigente desde 2015 e com validade de 10 anos. A Secretaria de Educação iniciará, em 2024, uma análise abrangente, considerando o impacto da pandemia na educação, dados de inscrições para vagas em creche e novas matrículas, para orientar futuras decisões sobre a oferta de vagas em período integral.
Em contrapartida, outras cidades da região aderiram ao programa e receberam recursos significativos. Santa Bárbara d’Oeste pactuou 134 vagas, com um investimento de R$ 529.838,68. Já Nova Odessa contará com 106 vagas, recebendo R$ 263.263,72 do MEC, além de 164 vagas bancadas pelo município.
Hortolândia, por sua vez, ampliará a oferta com 461 vagas, recebendo R$ 1.893.788,00 de fomento, distribuídas em todas as unidades que oferecem atendimento de creche e apresentem demanda. Sumaré lidera o número de vagas pactuadas, totalizando 698, com um investimento de R$ 2.067.057,20. As vagas serão disponibilizadas em duas escolas a serem construídas, uma nas proximidades do Condomínio Real Park, no distrito de Nova Veneza, e outra no Jardim dos Ypês, na região do Maria Antônia. A iniciativa visa fortalecer o compromisso com a educação integral e o desenvolvimento educacional na região.