A Secretaria de Meio Ambiente (SMA) da Prefeitura de Americana, por meio da Unidade de Educação Ambiental e Planejamento, disponibiliza às escolas, instituições, empresas e à população em geral diversos projetos ambientais, que podem ser compartilhados ao longo do ano. Buscando promover o meio ambiente, orientar e incentivar parcerias para a educação e preservação ambiental, são propostas ações para melhorar a qualidade de vida e mudanças para hábitos mais saudáveis.
A agenda de atendimento da Unidade de Educação Ambiental está disponível e o agendamento pode ser feito por meio dos e-mails publicidade.sma@americana.sp.gov.br ou educambiental@americana.sp.gov.br e pelos telefones: (19) 3405-1779 e 3405-1834.
Entre as ações e projetos digitais estão o Calendário Ambiental e Dicas Diárias, Calendário Inclusivo, Resumo das Dicas, 10 Segundos para o Meio Ambiente e Dicas Animadas, além dos 43 projetos da Cartilha de Projetos Ambientais, lançada em junho, durante a Semana do Meio Ambiente, com o objetivo de promover o aprendizado e a conscientização, em consonância com o Programa Município VerdeAzul, segundo a diretora de Educação Ambiental, Kátia Birke.
“Todas as ações e projetos desenvolvidos no município e as parcerias firmadas têm o compromisso de efetivar as melhorias e a conscientização para preservação do meio ambiente. Com todo o empenho e dedicação da equipe da Secretaria, da Administração Municipal, dos colaboradores e população, foi possível obter resultados positivos, culminando no avanço de Americana no ranking ambiental do Município VerdeAzul, onde a cidade conquistou a 14ª posição no ranking estadual, a primeira colocada entre os municípios da Região Metropolitana de Campinas, graças ao trabalho que tem realizado. Um motivo de comemoração e estímulo para seguirmos em frente”, disse o secretário da pasta, Fabio Renato de Oliveira.
Entre os projetos desenvolvidos, estão “Visitas guiada ao OMA” e “Casa + Sustentável – PCJ”, onde através de vivências práticas os participantes recebem informações e são sensibilizados para a questão ambiental.
Foto: Leon Botão