A Prefeitura de Americana e o Instituto Biológico da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento vão fazer uma parceria de cooperação técnica para o controle do carrapato estrela nas áreas de risco do município. Nesta sexta-feira (12), o assunto foi discutido na sede da Secretaria de Meio Ambiente, entre o secretário da pasta, Fábio Renato de Oliveira, o pesquisador do Instituto Biológico, Paulo Sampaio, o coordenador da Vigilância em Saúde Ambiental, Antonio Jorge da Silva Gomes, a diretora de Educação Ambiental, Kátia Birke, e o secretário adjunto Neto Franzatto.
“O objetivo da parceria é utilizar inseticida microbiológico, desenvolvido por meio de pesquisa feita pelo Instituto Biológico. Trata-se de uma tecnologia inovadora. O produto experimental será produzido pela Toyobo do Brasil e irá ajudar no combate à infestação do carrapato estrela”, explicou o secretário de Meio Ambiente.
Na reunião desta sexta-feira, foram discutidos o convênio de cooperação técnica para o desenvolvimento de um plano de trabalho e cronograma de ação para execução do trabalho nas áreas de risco.
A prefeitura irá fazer o levantamento das áreas e a aplicação do produto, que será doado ao Instituto pela Toyobo. O trabalho deverá começar em até 50 dias.
O Instituto está à frente do protocolo experimental e vai conduzir o trabalho no município.
Foto: Divulgação