A Secretaria de Meio Ambiente de Americana, por meio da Unidade de Educação Ambiental e Planejamento, desenvolveu um trabalho de conscientização junto aos frequentadores do Centro Dia do Idoso. A atividade ocorreu na segunda-feira (25) com o tema sobre combate às queimadas e o descarte irregular de resíduos.
Entre os assuntos abordados, foi dado destaque aos meses e locais com maior incidência de queimadas e descarte irregular e os malefícios para a saúde e para o Meio Ambiente. Durante a explanação, os participantes assistiram a filmes e houve troca de experiências, momento em que cada um pôde expressar fatos de sua vida atual bem como de sua infância.
Eles aprenderam sobre como as queimadas pioram a qualidade do ar, principalmente em período de estiagem. Outro ponto levantado durante a ação foi que as queimadas são caracterizadas como crime ambiental conforme artigo 54 da Lei Federal 9605/1998.
Por meio de imagens de ocorrências registradas em Americana, foi enfatizado que as queimadas afetam a saúde da população contribuindo para o aparecimento e agravamento de problemas respiratórios, tais como rinite, asma, bronquite entre outras. E os mais afetados são justamente idosos e crianças.
As queimadas também representam um fator cultural, tendo em vista que acontecem há milhares de anos e há a crença de que a queima limpa a área e acaba com pragas. Mas, as queimadas trazem ainda outros prejuízos como o aquecimento global, empobrecimento do solo, danos à biodiversidade, morte de animais e plantas e microrganismos fundamentais para o equilíbrio ecológico. Muitas queimadas começam pelo descarte irregular de bitucas de cigarro que se espalham e podem causar até um grande incêndio.
“O trabalho de conscientização realizado pela nossa equipe é muito importante. As pessoas recebem as informações corretas e podem retransmiti-las para os familiares, amigos e vizinhos. Com isso, formamos uma corrente de proteção ao meio ambiente”, enfatizou o secretário de Meio Ambiente, Fabio Renato Oliveira.
A Prefeitura mantém canais de comunicação para a população denunciar crimes ambientais, entre eles as queimadas. As pessoas podem ligar para o Grupo de Proteção Ambiental (GPA) nos números 153 ou 3461-8631, ou para o Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) no 3475-9024.