O Parque Ecológico Municipal “Cid Almeida Franco” lamenta profundamente e comunica a ocorrência de um acidente nesta quinta-feira (5), quando um enxame de abelhas “oropa” invadiu o recinto onde se encontravam alojados os macacos prego do peito amarelo, causando a morte de 14 animais desta espécie.
De acordo com o diretor do Parque Ecológico, João Carlos Tancredi, que é também engenheiro agrônomo, esta época do ano é mais propícia para a ocorrência de um fenômeno denominado enxameamento, nome que se dá à migração de parte de uma colmeia. “A ocorrência deste fenômeno é relativamente comum e pode causar sérios transtornos. Quando o enxame está muito grande e acontece a produção de uma nova rainha, ocorre o enxameamento e as abelhas tornam-se muito agressivas”, explicou.
Imediatamente após a constatação do ataque, os tratadores e técnicos do Parque Ecológico providenciaram a remoção dos animais, que foram prontamente atendidos na tentativa de recuperação dos que não haviam morrido de imediato. Apesar de todo o empenho da equipe, momentos depois, todos os 14 animais vieram a óbito.
“Nos acidentes provocados por ataque múltiplo de abelhas (enxames), desenvolve-se um quadro tóxico generalizado denominado de síndrome de envenenamento por causa da quantidade de veneno inoculada, levando o indivíduo à morte”, informou Tancredi. Por se tratar de uma área de mata, a presença de colmeias é comum.
A equipe do Parque Ecológico ressalta que um acidente similar ocorreu há cerca de 15 anos, envolvendo o óbito de várias aves no local.