Neste sábado (16), as cidades de Americana e Santa Bárbara d’Oeste estarão engajadas em um mutirão de combate à dengue, juntamente com outros 20 municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC). O anúncio dos bairros que serão alvo das ações foi feito pelas prefeituras nesta quinta-feira (14).
Em Americana, os agentes do PMCD (Programa Municipal de Controle da Dengue) concentrarão esforços no Parque Gramado, das 8h às 16h. Estão programadas atividades como remoção de criadouros do mosquito Aedes aegypti e fiscalização de imóveis.
O secretário de Saúde de Americana, Danilo Carvalho Oliveira, ressaltou a importância da ação integrada como um reforço no combate à dengue, complementando as iniciativas já em andamento na cidade.
Em Santa Bárbara d’Oeste, a ação deste sábado abrangerá visitas domiciliares para orientações, remoção de criadouros e nebulização nos bairros Vila Grego, Siqueira Campos e Loteamento Colina Santa Bárbara, das 8h às 14h.
Além do mutirão, o Conselho de Desenvolvimento da RMC delineou outras cinco medidas para conter o avanço da dengue na região. Entre elas estão o engajamento de associações comerciais, imobiliárias, igrejas e sociedade para conscientização dos moradores, reforço das ações de saúde nas divisas das cidades e o uso da telemedicina para monitorar os casos.
O comitê planeja também solicitar ao Ministério da Saúde o envio de vacinas para a região e o apoio do Exército para auxiliar os agentes na identificação de focos do mosquito. A mobilização demonstra a união de esforços das autoridades e da comunidade no enfrentamento dessa importante questão de saúde pública.