A Diretoria de Gestão Social e Cidadania de Nova Odessa acaba de receber um importante reforço na equipe que atua no CadÚnico, o cadastro único para os programas sociais do governo federal. A administração contratou uma empresa que irá atuar com pessoal treinado para fazer especificamente o serviço de entrevistas sociais e coleta de dados, além da alimentação do sistema e atualização constante. O contrato é válido por um ano. Atualmente, duas servidoras municipais fazem o serviço, que será reforçado com mais três pessoas já a partir da próxima semana.
De acordo com a gestora municipal do CadÚnico e do Programa Bolsa Família, Shirley Barbosa, “o cadastro é a porta de entrada da população para os programas sociais do governo federal e estadual”. O cadastramento, porém, não significa a inclusão automática. “A seleção da família, devidamente cadastrada, é feita de acordo com critérios e procedimentos definidos pelos gestores e pela legislação específica de cada programa. Mas estar no cadastro é condição essencial para participar da seleção”, contou. Segundo Shirley, somente no Bolsa Família, Nova Odessa conta com 808 beneficiários.
A diretora de Gestão Social e Cidadania, Patrícia Cristina Pereira, destacou a importância do reforço na equipe. “O Cadastro Único é o sistema que o governo utiliza para concessão de seus 30 programas. A procura é altíssima e nós percebemos a necessidade de ampliar o atendimento na cidade para garantir o acesso de todos os interessados”, explicou.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Gestão Social, Élvis Ricardo Maurício Garcia, o reforço chega em boa hora. “A diretoria de Gestão Social de Nova Odessa é muito organizada e atuante. Prova disto é a quantidade de projetos e atendimentos que realiza constantemente. Nosso pessoal conhece a realidade das famílias e busca, dia-a-dia, promover a melhoria das condições de vida. Eu acredito que esse reforço chega em boa hora para melhor acolher as necessidades dos nossos cidadãos”, disse.