O Cuca (Centro da Universidade do Conhecimento de Americana), órgão ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, iniciou um curso extra para os alunos formados em corte e costura industrial e de retalhos. Trata-se do “Laboratório de Cadeia Produtiva”, com especialização em camisaria.
Ao todo, 13 alunos e ex-alunos do Centro aprendem as técnicas da confecção de camisas, até sexta-feira (20).
A costureira Lene Silva, formada no Cuca, agora está de volta às aulas para aprender mais e se capacitar para ampliar a sua clientela. “Eu comecei do zero, fiz vários cursos aqui. Comecei com pequenos consertos, tenho meu ateliê e minha renda com isso. Eu gostava de mexer com vestidos, não conseguia atender ao público masculino, agora poderei atendê-lo”, comemora.
A iniciativa surgiu em parceria com o alfaiate e empresário Henrique Durant, que se voluntariou para as aulas oferecidas gratuitamente. “Primeiramente, acho muito legal o trabalho que o secretário de Desenvolvimento Econômico, Rafael de Barros e toda a secretaria vêm fazendo. Eles se uniram com a gente para falar sobre um problema geral que é a falta de mão de obra, não adianta a gente esperar, os próprios empresários precisam ter um papel, capacitar mais pessoas. O mercado de Americana está passando por essa escassez de profissionais”, explica.
“Estamos oferecendo cursos extras além da costura industrial para eles terem mais prática, os alunos já fizeram vários colarinhos de camisa, que são bem difíceis. É importante agradecer ao Henrique, dono da camisaria que se propôs a dar as aulas, agradecer ao César Norbiato, da César Tecidos, que doou todos os tecidos que vamos usar, e ao Armarinhos Revive, que deu um expressivo desconto para a gente comprar os materiais que serão usados no curso”, detalha o secretário Rafael de Barros.
Segundo Rafael, o objetivo é buscar novos parceiros para, futuramente, ampliar os cursos extras para outras áreas das confecções, como moda feminina, por exemplo.
O Cuca fica na Rua Anhanguera, em frente ao Mercado Municipal. Informações sobre os cursos podem ser obtidas pelo telefone (19) 3461 4131.