As obras do Parque Linear que será construído pela iniciativa privada na região do Jardim São Manoel devem começar até o final de janeiro de 2019, com previsão de entrega oito meses depois de iniciado. Nesta quarta-feira (14), o prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza conheceu o projeto que foi apresentado por representantes do empreendedor responsável pela contrapartida. Só no Parque Linear, serão investidos cerca de R$ 1,5 milhão. Também participaram do encontro o secretário de Obras, Projetos e Planejamento Urbano, Elvis Ricardo Garcia, o Pelé, o diretor da mesma pasta, Erik Ortolano, e o vereador Sebastião Gomes dos Santos, o Tiãozinho do Klavin.
“Eu venho planejando a construção deste parque linear desde o início do meu governo, mas logo enfrentamos a crise financeira entre 2013 e 2014 e não tivemos recursos para isso, nem mesmo junto ao governo estadual. Em 2015, tivemos, inclusive, que realizar uma reforma administrativa. Mas Nova Odessa vem avançando graças a ajuda também de empreendedores que investem na cidade, sabem da sua responsabilidade e aceitam as contrapartidas que nós solicitamos, tudo para melhorar a qualidade de vida dos nossos moradores”, disse Bill.
Parques lineares, ou greenways, são intervenções urbanísticas construídas ao longo de cursos d’água. Normalmente maiores em seu comprimento do que na sua largura – por acompanhar o trajeto de rios e córregos e estarem sempre associados à rede hídrica – tais espaços são capazes de conectar áreas verdes, proteger e recuperar o ecossistema, controlar enchentes, abrigar práticas de lazer, esporte e cultura, além de contribuir com alternativas não motorizadas de mobilidade urbana. O próprio termo greenway (“caminho verde”, em português) é uma referência a cinturões de vegetação associadas ao tráfego não motorizado, indicando movimento – de água, pessoas, animais, entre outros.
Além da construção do parque linear – localizado entre as ruas Uirapuru, Sigesmundo Andermam, Fioravante Martins e Paschoal Piconi -, o empreendedor também doará ao município um microônibus, uma retroescavadeira, um caminhão-pipa, um trator com grade, um rolo compactador “pé de carneiro”, um cavalo mecânico, uma pá carregadeira, um caminhão basculante e ficará responsável também pela construção de um reservatório de água elevado, com capacidade para 500 mil litros, em área da Coden (Companhia de Desenvolvimento de Nova Odessa) localizada no Jardim São Francisco. O valor estimado dessas contrapartidas é R$ 3 milhões.
O secretário de Obras, Projetos e Planejamento Urbano, Elvis Ricardo Garcia, o Pelé, explica que o primeiro parque linear de Nova Odessa terá uma academia ao ar livre, pista de caminhada e pista de skate, parque infantil, minicampo de areia e pista de caminhada. Também serão plantadas inúmeras espécies de árvores frutíferas no local, como cajueiros, goiabeiras, amoreiras e jabuticabeiras, além de outras espécies como jacarandás, paineiras, primaveras, cássia imperial e palmeiras, entre outras. “É a realização de um sonho, uma obra que poderá ser usufruída não só pelos moradores daquela região, mas da cidade toda. As obras devem começar até o final de janeiro e nós vamos acompanhar toda a execução”, afirmou Elvis. “Estive apresentando esse projeto aos moradores daquela região na semana passada e todos estão empolgados com a obra. Faz todo sentido o empresariado investir na cidade à título de contrapartida. É uma forma de retribuição”, comentou o vereador Tiãozinho.