As obras de manutenção para reabertura da UBS no Jardim Guanabara começaram no sábado, 1º de outubro, e estão avançando em ritmo acelerado. Os trabalhos no prédio onde funcionou, até 2017, a antiga unidade básica “Dr. Adolfo Lutz”, tiveram início com a quebra do piso e a remoção de entulhos.
Nesta terça-feira (4) os trabalhadores já haviam removido aproximadamente 95% do antigo piso. Eles também realizaram intervenções em diversas paredes e removeram algumas portas internas.
Após a reforma, a unidade contará com médico clínico geral, pediatra e ginecologista (atendimento que nunca foi oferecido nesta UBS), além de dentista e serviços gerais oferecidos pela equipe de enfermagem.
Segundo a empresa responsável pelas obras, durante esta semana os trabalhos prosseguem com reparos em paredes e preparação para o assentamento do novo piso.
O prédio também irá receber nova pintura (interna e externa), revisão do telhado, melhorias na rede elétrica, adaptações na rede hidráulica, execução de acesso para portadores de deficiência; além de substituição das luminárias, torneiras, portas, fechaduras, peças sanitárias e espelhos de tomadas.
A unidade ainda receberá nova identificação visual e uma cobertura externa em frente à fachada, com paisagismo na lateral da cobertura. A empresa também irá fazer uma intervenção em um muro, localizado atrás da edificação, o que vai trazer melhorias tanto para a nova UBS quanto para o Cras (Centro de Referência em Assistência Social), cuja estrutura faz divisa com ambos os equipamentos públicos municipais.
O valor das obras de manutenção está orçado em R$ 347.912,28 e os recursos serão destinados pelo Governo Federal, por meio do Ministério da Saúde. Já o dos mobiliários deverá ser de aproximadamente R$ 110 mil, sendo estes investimentos da própria Administração Municipal. A previsão é de que os serviços sejam concluídos em 60 dias.
A Unidade de Atendimento Domiciliar (UAD) da Secretaria de Saúde, que funcionava no local, foi transferida para o prédio da antiga UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro São Vito, na rua Chucri Zogbi, nº 540.
Foto: Amauri de Souza