A Diretoria de Cultura e Turismo disponibiliza qualificação para 25 pessoas na próxima semana
A Prefeitura de Nova Odessa está oferecendo 25 vagas para a oficina de fotografia “Pelo Buraco da Agulha – Pinhole”. Trata-se de qualificação para ensinar a fotografar utilizando câmeras primitivas, montadas manualmente e que proporcionam um olhar fotográfico diferente. O curso ocorre a partir da segunda-feira, dia 3, se estendendo para a terça (4), quinta (6) e termina na sexta-feira, dia 7.
Com coordenação do profissional Maycon Soldan, as aulas serão das 14h às 18h no Casarão da Cultura, que fica na Avenida João Pessoa, nº 253, no Centro. O curso faz parte do Programa Oficinas Culturais, realizado em parceria do Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Cultura, com a organização social Poiesis e a Prefeitura de Nova Odessa, por meio da Diretoria de Cultura e Turismo.
A técnica da câmera obscura – também conhecida como ‘pinhole’, ou ‘buraco da agulha’ – pode parecer rudimentar, mas é a fórmula essencial da fotografia, e vem sendo resgatada e disseminada em oficinas e exposições mundo afora. O efeito conseguido nas imagens lembra pintura ou retratos antigos, indo na contramão da alta resolução das máquinas digitais modernas.
De acordo com o secretário de Esporte, Lazer, Cultura e Turismo, Levi Tosta, o público-alvo da oficina é amplo. “É uma capacitação gratuita e direcionada tanto para as pessoas que vivem da fotografia profissionalmente quanto àqueles que desejam adquirir conhecimentos, seja para começar a trabalhar na área ou apenas adquirir o gosto por essa forma de expressão artística”, explica.
“A proposta é deixar de lado um pouco a câmera do celular e fazer fotos diferentes, com cara de antigas, com uma máquina sem lentes e construída pela própria pessoa”, completa o diretor de Cultura e Turismo, Cícero Edno. As inscrições podem ser feitas através da postagem feita na página do Facebook da Diretoria de Cultura (www.facebook.com/culturadenovaodessa/) ou pelo telefone (19) 3466-2196.