De acordo com o OMA (Observatório Municipal de Americana), que está sob a administração da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura, esta semana representa o momento ideal em setembro para a observação da lua. As oportunidades para o público visitar o observatório são oferecidas na quarta-feira e na sexta-feira, em grupos alternados, a partir das 19h, e é necessário agendar previamente pelo telefone (19) 3408-4800.
O astrônomo e coordenador do OMA, Carlos Andrade, explica que estamos atualmente na fase de Lua Crescente, e contrariamente ao que muitos acreditam, a Lua Cheia não é a melhor fase para observação devido ao excesso de luminosidade. Durante esta semana, os visitantes terão a chance de utilizar os telescópios poderosos do OMA para apreciar os detalhes do relevo fascinante de nosso satélite natural, que inclui centenas de crateras, cordilheiras com picos que chegam a 4 mil metros de altura, vales, planícies e vastos planaltos. É um cenário simultaneamente deslumbrante e impressionante.
Além da lua, também iniciou o período propício para observação dos planetas gigantes. Atualmente, já é possível observar Saturno e seus espetaculares anéis, considerados como a “maravilha do sistema solar”. Em cerca de 30 dias, será a vez de contemplar Júpiter, o gigante entre os planetas.
Em situações de tempo nublado ou chuvoso, a programação é automaticamente cancelada, sendo necessário reagendar. Crianças com menos de 5 anos não têm permissão para entrar na cúpula do Observatório, mas podem desfrutar da observação do céu por meio dos telescópios externos, acompanhadas por um adulto responsável.
O acesso ao Observatório é realizado pela entrada do Jardim Botânico Municipal, que está localizada na Rua Abrahim Abraham, s/nº, no Parque Residencial Nardini.
*Com informações da Prefeitura de Americana.