Palestra sobre Alzheimer abre a ‘Semana do Idoso’ em Nova Odessa

Em comemoração ao Dia do Idoso (1º de outubro), a Prefeitura promove uma série de ações voltadas às pessoas acima dos 60 anos. A ‘Semana do Idoso’ tem início nesta sexta-feira (28), a partir das 9h, com a palestra “Será que é Alzheimer?”, sobre os primeiros sintomas da doença, no Clube da Melhor Idade.

O Alzheimer é uma doença progressiva, ou seja, vai evoluindo ao longo do tempo. Com isso, os sintomas também vão se modificando e as abordagens para lidar com eles também. Existem quatro fases da doença (leve, intermediária, final e terminal). Vale lembrar também que cada organismo é um e as fases podem “se misturar” e alguns sintomas não aparecem em alguns doentes. Além disso, a evolução da doença e o tempo que dura cada fase pode variar bastante também. Existem casos de uma evolução muito rápida e outros que duram vários anos.

Médicos recém-formados, Thiago Gomes e Mayra Aguilera Cardoso vão iniciar, a partir da palestra, um projeto voluntário de diagnóstico precoce e acompanhamento de possíveis sinais do Mal de Alzheimer em idosos que frequentam o Clube da Melhor Idade. Desse modo, poderão dar os encaminhamentos necessários junto à rede municipal de saúde para os que apresentarem os primeiros sintomas da doença.

PROGRAMAÇÃO. A programação continua na segunda-feira, dia 1º, com ‘Dia da Beleza’ do Instituto Mix de Profissões, das 9h às 12h, no Clube da Melhor Idade. As atividades incluem escova e corte feminino, barbearia, maquiagem e design de sobrancelhas. Na terça, dia 2, tem café da manhã com apresentação da Banda Sinfônica Municipal ‘Professor Gunars Tiss’ no Teatro Municipal Divair Moreira, a partir das 9h.

Paralelamente, o Clube da Melhor Idade traz, também na terça-feira, nova edição do projeto de ‘Papoterapia’, abordando o tema “Cuidados com a Pele”, às 14h. O médico do trabalho da Prefeitura de Nova Odessa, Wilson Urbini, trabalha o lado emocional dos idosos que frequentam o espaço de atividades oferecidas gratuitamente, através de rodas semanais de conversas e descontração.

“Com o passar dos anos, cada vez mais a população brasileira e mundial está envelhecendo, o quê aumenta a expectativa de vida dos cidadãos. Desse modo, cresce o desafio do poder público e da comunidade em geral em lidar com as pessoas acima dos 60 anos de idade”, ressalta a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Andréa Souza.

Nova Odessa recebeu no final do ano passado o Selo Inicial ‘Amigo do Idoso’, dado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social. Realizada por meio do Programa “SP Amigo do Idoso”, a iniciativa reconhece boas práticas públicas voltadas às pessoas idosas, incluindo ainda o funcionamento do Conselho Municipal, a atualização cadastral do CadÚnico e ações/serviços socioassistenciais.

Atualmente o Clube da Melhor Idade tem mais de 1.050 idosos cadastrados e aptos a frequentar atividades como ginástica localizada, hidroginástica, natação, karatê, judô, vôlei adaptado, dança coreografada, canto, pilates, exercícios funcionais e de equilíbrio, além de Jogos de Mesa (dama, truco e dominó). A Secretaria do Clube fica na Rua Heitor Penteado, 199, Centro, e o telefone de contato é o (19) 3476-6053.

Rolar para cima