Um “tijolo” de maconha, com peso de 184 gramas, que estava escondido atrás de um quadro fixado na parede, foi encontrado numa casa no bairro Antonio Zanaga 1, em Americana, pelo cão Hércules, do Canil da Guarda Municipal de Americana, um pastor alemão, treinado para farejar drogas.
Na residência foram achados, também, dois pés de maconha plantados em vasos. Um homem de 24 anos foi preso.
O animal foi utilizado durante uma operação da Polícia Civil realizada para cumprir mandados de busca e apreensão emitidos pela 2ª Vara Criminal de Americana.
Policiais da Dise (Delegacia de Investigações Sobre Entorpecentes) investigam um esquema do tráfico de drogas no chamado “Complexo do Zanaga”, uma região formada por seis bairros localizados nas margens da pista Capital-Interior da Rodovia Anhanguera, entre os quilômetros 125 a 128.
Os policiais ocuparam a casa 530 da Rua Cruz e Souza. Segundo o delegado Luis Carlos Gazarini, da Dise, o investigado “dormia no quarto onde ao lado do computador foi encontrado uma porção de maconha, desfiada, dentro de um pote plástico”.
Ainda segundo o delegado, nos fundos da casa foram achados em vasos de concreto, dois pés de maconha, que eram cultivados pelo investigado.
Com o auxílio do cão da Guarda Municipal, foi encontrado na sala atrás de um quadro, parte de um tijolo de maconha envolto em papel celofane e plástico filme.
O delegado informou que o rapaz foi autuado em flagrante e encaminhado a cadeia da Delegacia da Polícia Civil de Sumaré.