Plano Municipal de Turismo é aprovado em Nova Odessa

Com a participação do poder público e da sociedade civil, Nova Odessa tem agora um Plano Municipal de Turismo (PMT). O documento foi elaborado com auxílio da Diretoria de Cultura e Turismo, sendo aprovado na sessão da Câmara do dia 11 de dezembro. São as diretrizes do setor para os próximos 10 anos, com previsão de ser atualizadas a cada triênio. O projeto aguarda sanção do prefeito Benjamim Bill Vieira de Souza, autor oficial da proposta, para se tornar lei e entrar em vigor.

Diretor de Cultura e Turismo, Cícero Edno cita que o processo foi intersetorial, para confeccionar o documento com participação da sociedade e garantindo o direcionamento da política pública no município, independente de quem esteja na governança. “São ações e metas a partir das diretrizes estabelecidas. Com a consulta da população e junto do Conselho Municipal de Turismo”, explica.

De acordo com o dirigente, o PMT é um marco para o setor. “Estamos nos adequando ao modelo de gestão pública mais moderna, participativa e inclusiva”, frisa Cícero Edno. “A experiência neste e outros setores tem mostrado resultados positivos”, reforça o diretor. O planejamento contido no documento é para uma década, com obrigação de atualização a cada três anos.

Conforme o diretor de Cultura e Turismo explica, o documento é um norte para a área. “A participação popular e de representantes de todos os tipos de arte desenvolvidas no município faz deste plano um documento que dá voz àqueles que produzem e consomem produtos culturais, assim como utilizam os equipamentos culturais disponíveis no município”, acrescenta.

Documento – O Plano traz um resgate histórico do município, desde a sua fundação, iniciada com os ramais de trem ainda na década de 1870. Em seguida, descreve a formação do território, ainda como núcleo colonial, passando pela imigração europeia. Traz ainda as principais vias de acesso e os aspectos populacionais, socioeconômicos, educacionais, culturais, desportivos e turísticos.

“A ideia é promover Nova Odessa com ações de fortalecimento e cooperação, com estruturação de produtos e serviços de forma sustentável, para atrair o turista, desenvolver a economia e valorizar a comunidade”, descreve Cícero Edno. “Para isso, a cidade ser reconhecida como um destino de excelência, com produtos diversificados e experiência cultural e tecnológica”, completa.

Nova Odessa faz parte do chamado ‘Circuito Turístico de Ciência e Tecnologia’, tendo como principais pontos turísticos o Instituto de Zootecnia, o Jardim Botânico Plantarum, as Estações de Tratamento de Água e Esgoto, as Represas, o Centro de Cultura Herman Jankovitz, a Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores e a 1ª Igreja Batista, na histórica região da Fazenda Velha.

Secretário de Governo em Nova Odessa, Wagner Morais ressalta o Plano Municipal de Turismo. “Um governo sério trabalha para que a sociedade se desenvolva por completo. Cada setor com sua função importante e seu papel transformador na vida do cidadão”, destaca. “Assim como o investimento em outros setores é essencial, em Turismo é o que fundamenta a qualidade de vida e complementa a educação dos cidadãos”, finaliza.

Rolar para cima