Na noite do último sábado (3), a Polícia Militar (PM) realizou uma operação de fiscalização na Avenida Brasil, em Americana, submetendo 520 motoristas ao teste do bafômetro. A ação, que fez parte da Operação Direção Segura Integrada, coordenada pelo Detran-SP (Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo), teve como objetivo combater a condução de veículos sob efeito de álcool.
Durante a blitz, uma pessoa foi encaminhada à delegacia por dirigir sob influência de álcool. No entanto, após a coleta de sangue realizada pela Polícia Civil, o indivíduo foi liberado. Além disso, foi constatada a presença de álcool em outro motorista, configurando-se como infração de trânsito devido à quantidade detectada.
A ação resultou na aplicação de multas para 20 pessoas que se recusaram a realizar o teste do bafômetro. Além disso, foram apreendidos três veículos com licenciamento atrasado durante a operação, que ocorreu das 19h30 à meia-noite.
Segundo o CTB (Código de Trânsito Brasileiro), tanto dirigir sob efeito de álcool quanto recusar-se a soprar o bafômetro são consideradas infrações gravíssimas. O valor da multa para essas infrações é de R$ 2.934,70, e os condutores estão sujeitos a processo de suspensão da carteira de habilitação. Em caso de reincidência no período de 12 meses, a penalidade dobra.
Para casos de embriaguez ao volante, quando o índice de álcool no ar expelido pelo motorista é superior a 0,34 miligramas por litro, configura-se crime de trânsito. Além da multa e suspensão da CNH, os infratores podem ser condenados a cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca.