O prefeito de Americana, Chico Sardelli, anunciou nesta segunda-feira (20) o início das obras da troca da rede coletora de esgoto que passa ao lado do córrego do São Manoel, com investimento de R$786.494,61 de recursos próprios do DAE (Departamento de Água e Esgoto).
Também participaram da assinatura da ordem de serviço à empresa Parâmetro Saneamento e Construções: o vice-prefeito Odir Demarchi; o superintendente do DAE, Carlos Cesar Gimenez Zappia; o diretor de Unidade Técnica do DAE, Luis Antônio de Souza Neto; o presidente da Câmara, Thiago Martins; e o vereador Lucas Leoncine. A vencedora do processo licitatório foi representada por Reinaldo José Gigo.
As obras contemplam a troca de 479 metros de rede, que atende os bairros São Manoel, Cariobinha, São Vito, Vila Bertini e parte do Jaguari e do Nova Carioba, que possuem uma população de aproximadamente 25 mil pessoas.
“Estou muito feliz com este anúncio. pois o saneamento básico é fundamental para promover a qualidade de vida e a preservação do meio ambiente e esta melhoria, além de atender solicitação antiga dos moradores, garante a conservação da qualidade da água do Córrego São Manoel”, disse Chico.
O superintendente do DAE explicou que a rede atual foi feita há décadas, no início da implantação do bairro São Manoel, por isso, passa por baixo de quadras já urbanizadas. “É uma rede muito antiga, feita de concreto e está com sérios desgastes, com riscos de permitir a infiltração do esgoto no solo e no córrego”, informou. “A obra é necessária para evitar que isso aconteça, ou seja, tem um forte caráter ambiental”, completou Zappia.
De acordo com o DAE, a nova tubulação será de PVC corrugado, que tem maior diâmetro que a atual; maior impermeabilidade; permite maior velocidade; tem menor desgaste em contato com o esgoto; e durabilidade que supera um século.
As obras começam no início de janeiro de 2022 e o prazo aproximado de conclusão é de seis meses.